Localização e segurança impactam para valorizar os imóveis

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Localização, números de dormitórios e o preço estão entre as característica que o brasileiro mais procuram na hora de comprar um imóvel segundo o Blog Homer, que mostra que é importante estar atento às características que definem se este bem irá valorizar ou desvalorizar-se no futuro para não perder dinheiro

Segundo dados do Índice FipeZap, o valor dos imóveis residenciais à venda no Brasil finalizou o ano de 2022 com alta de 6,16%. O resultado fica acima da inflação ao consumidor medida pelo IPCA/IBGE (+5,79%), bem como a variação do IGP-M/FGV (+5,45%), como informou a revista Exame em 11 de janeiro de 2023.

Características locais como sistema de Transporte, infraestrutura de comércio e serviços, segurança e estilo de vida representam a logística da vida cotidiana. Quando estes itens andam juntos, acontece a valorização dos imóveis daquela região. A densidade populacional também é um dos fatores a serem observados, como informa o Estadão.

“Na hora de comprar um imóvel na planta, para saber se haverá valorização, uma dica importante é visitar os empreendimentos anteriores e obras atuais da construtora antes de efetivar. Imóveis com face norte em andar alto tem maior valor e a média de acréscimo é por andar. Quantidade de equipamentos urbanos como parques e praças e presença de edificações vizinhas também colaboram para que um imóvel ou terreno seja mais atrativo no caso de uma revenda”, afirma Rafael Henrique Rosa, CEO da Construtora ATR, certificada com ISO 9001 desde 2015, PBQP-h, NDT nível 1, Selo Ouro Prevision, da região de Curitiba.

A valorização de imóveis é um tema de grande interesse para investidores e compradores, sendo influenciada por uma variedade de fatores. Segundo uma pesquisa recente do site de análises imobiliárias Property Insights” (disponível em , localização continua a ser o fator mais significativo na valorização de propriedades. Áreas próximas a escolas, hospitais, transporte público eficiente e espaços verdes tendem a ter uma valorização mais rápida e constante. Além disso, bairros que passam por processos de revitalização e melhorias na infraestrutura geralmente experimentam aumentos consideráveis nos preços dos imóveis. Outros elementos, como segurança da região e perspectivas de desenvolvimento econômico, também desempenham um papel crucial na valorização do mercado imobiliário, segundo Property Insights

“Sentir-se seguro para dar uma caminhada nas quadras ao redor do seu apartamento é qualidade de vida”, como afirma Rafael Henrique Rosa: “Acho que esse é o grande ponto de decisão quando a gente vai achar um terreno. Eu pessoalmente vou até o lugar, ando uma vez de dia, outra vez à noite, nas duas, três quadras ao redor do terreno, e é essa a sensação que a gente quer passar para os nossos clientes. Apartamentos em que o morador possa sair do condomínio andando e se sentir seguro ao redor”

Fatores que contribuem para desvalorizar um imóvel são perturbação como barulho, poluição, trânsito de veículos pesados ou alguma alteração viária em que uma rua residencial se transforma em uma via rápida, por exemplo, diminui a qualidade, piora o acesso, a tranquilidade e aumenta o ruído’, como informa o Estadão.

“Os imóveis geralmente se valorizam acima da inflação. Então, por isso que se diz que quando alguém compra um imóvel, sempre terá seu investimento atrelado ao IPCA – o índice de preços ao consumidor. Quando o imóvel é colocado para locação, é esperado ainda além da inflação entre 0,4% e acima de 1%, no caso do short-stay, os famosos aluguéis por temporada”, afirma Rafael Henrique Rosa, da ATR, com sede no Paraná.

Mesmo antes da prevista queda de juros no Brasil, o preço de imóveis já se valoriza e supera a inflação conforme informa o InfoMoney. A valorização do preço de imóveis chega a quase 13%, enquanto a inflação oficial, medida pelo IPCA, avançou pouco menos de 4%.

“Hoje as pessoas querem piso aquecido, reconhecimento facial, vagas para carros elétricos e bicicletas, água mineral encanada, aquecimento central da água, área kids, e muita personalização. A exigência mudou e o mercado tem oferecido opções interessantes de compra em um momento de aquecimento da economia”, afirma Rafael Henrique Rosa, que também é proprietário da Construtora ATR. Rafael complementa dizendo que “Mesmo unidades tidas como mal posicionadas não são mau negócio pois podem ter um valor mais baixo e mesmo assim se valorizam”.

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) mostra em estudo que a valorização dos imóveis superou a inflação de 2012 a 2022, com média anual de valorização do preço dos imóveis na ordem de 12,2%, enquanto os CDBs ficaram em 8,6%. Ainda segundo o estudo, a valorização dos imóveis foi de 95% e a inflação registrada do período foi de 90%

 

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies