Items filtered by date: Março 2016 - TV Cidade 10

A Prefeitura Municipal, através da Vigilância Epidemiológica, informa que a vacinação contra a gripe em 2016 terá início no dia 30 de abril.
Segundo a coordenadora epidemiológica, Bruna Costa, todas as Unidades de Saúde do Município estarão aguardando os grupos prioritários para a vacinação a partir desta data. “A campanha será realizada no período de 30 de abril a 20 de maio de 2016, sendo que o dia 30 de abril será o dia de mobilização nacional”, informou.

Confira a lista dos grupos prioritários para recebimento da vacina, estabelecidos pelo Ministério da Saúde:
- Crianças de seis meses a menores de cinco anos;
- Gestantes: todas as gestantes em qualquer idade gestacional;
- Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto estão incluídas no grupo alvo de vacinação;
- Trabalhador de Saúde: todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade;
- Povos indígenas: toda população indígena, a partir dos seis meses de idade;
- Indivíduos com 60 anos ou mais de idade deverão receber a vacina influenza;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

FOTO JADIR PIRES/ASCOM

Assessoria de Comunicação Social

Published in Cidade


Crianças com microcefalia são caracterizadas por apresentar a cabeça e o cérebro em tamanho menor do que o normal para sua idade e, quando comparadas a outras crianças da mesma idade e do mesmo sexo, a diferença é bem nítida. A explicação está na redução do espaço para o crescimento do cérebro e de suas capacidades, pois as fontanelas (conhecidas como moleiras, popularmente) que deveriam demorar mais tempo para se fecharem após o nascimento do bebê, acabam se unindo precocemente, impedindo esse crescimento normal e necessário do cérebro dentro da caixa craniana e o perímetro da cabeça fica, então, menor do que o normal. A doença também pode ser decorrente de um crescimento insuficiente do cérebro já durante a gestação.

O diagnóstico da microcefalia é obtido, mais comumente, após o primeiro ano de vida quando é perceptível que o tamanho da cabeça da criança é bem inferior ao tamanho que deveria apresentar. Mas pode ser evidenciada também logo após o nascimento durante os primeiros exames que a criança realiza pós-parto.

Veja os principais efeitos que essa condição neurológica pode causar na criança:

Epilepsia
Autismo
Déficit intelectual
Rigidez nos músculos
Convulsões, etc.
Com relação às causas, podem ser de ordem genética ou envolver outros fatores, como:

Desnutrição grave durante a gestação
Consumo de drogas, álcool e exposição a alguns produtos químicos no período gestacional
Complicações na gravidez ou no parto que acabam reduzindo a oxigenação normal para o cérebro do bebê
Mãe ter contraído o zika vírus durante a gestação
Infecções, como a rubéola
Uso de alguns medicamentos no primeiro trimestre gestacional. É o caso de remédios específicos durante o tratamento do câncer ou da hepatite, por exemplo
HIV materno
Meningite
Insuficiência renal crônica, etc.
O papel da fisioterapia no tratamento da microcefalia

Crianças com microcefalia têm, normalmente, deficiências motoras e cognitivas, características que no futuro podem comprometer, significativamente, a qualidade de vida. Dessa forma, a criança diagnosticada com a doença deve receber um acompanhamento fisioterapêutico desde cedo.

Até os três anos de idade, a criança já pode evidenciar dificuldades motoras e o profissional acompanha o quadro com estímulos através de procedimentos específicos da fisioterapia. Após os quatro anos de idade, podem surgir as primeiras dificuldades cognitivas, momento em que os especialistas já iniciam o processo de reabilitação intelectual, associando o trabalho fisioterapêutico com a atuação de outros profissionais, como psicólogos e fonoaudiólogos.

O trabalho do fisioterapeuta vai depender do quadro de evolução da criança: quantas sessões por semana, a intensidade e o tipo de estímulo a ser aplicado, etc. Mas é sempre importante ressaltar que o trabalho deve ser multidisciplinar, ou seja, em conjunto com o trabalho de outros profissionais, como, por exemplo, os já mencionados. Não existe um tratamento definitivo para a doença, todo o trabalho realizado pela fisioterapia e outros profissionais tem por objetivo a redução dos impactos que a criança sofre como decorrência do acometimento pela microcefalia.

A relação da microcefalia com o Zika vírus

Recentemente, acompanhamos junto ao Ministério da Saúde quadros de crianças diagnosticadas com microcefalia como decorrência da transmissão do Zika vírus da mãe para o bebê durante a gestação, através da placenta.

A febre Zika é causada pela ação do mosquito Aedes aegypti que transmite a doença e sua relação com o desenvolvimento da microcefalia (atuação do vírus no organismo humano, período de maior vulnerabilidade da gestante, infecção do feto, etc) ainda permanece sob investigações, porém, sabe-se que o risco inicial está associado aos primeiros três meses de gestação.

Helder Montenegro
FISIOTERAPIA - CREFITO 7277/CE
ESPECIALISTA MINHA VIDA
Fonte: minhavida.com.br

Published in Variedades
Quinta, 31 Março 2016 17:45

Super Copa de Futebol de Salão

Um jogo decisivo, em uma cidade que respira futsal com duas das equipes de grande destaque da modalidade no cenário nacional. Esta é a Supercopa, que ocorre na próxima segunda-feira (4/4), em Jaraguá do Sul, entre Jaraguá (SC) e Carlos Barbosa (RS), a partir das 19h15, com transmissão ao vivo do canal por assinatura SporTV para todo o país.

O duelo opõe os dois campeões nacionais de competições nacionais de 2015. Enquanto os jaraguaenses conquistaram a Taça Brasil, o time do Rio Grande do Sul foi campeão da Liga Nacional. Assim, o vencedor da Supercopa irá representar o Brasil na próxima Libertadores da América.

E decisão é o que não falta no currículo do experiente goleiro Franklin. Bicampeão do mundo pela Seleção Brasileira, o jogador voltou a atuar em 2016 e escolheu o Jaraguá como destino. Atuar em casa, com o apoio do torcedor, é um fator importante que os catarinenses precisam tirar proveito, conforme aponta Franklin.

"É o foco mais importante que a gente tem no ano. Eu tenho certeza que os torcedores estarão conosco, porque são fiéis. O torcedor de Jaraguá do Sul sabe que, quando a equipe está em dificuldade, ele é o nosso goleiro linha. A gente usa muito esse lado do torcedor, da Arena, a nosso favor e é o que a gente mais vai necessitar", diz.

Para superar o adversário fora de casa quem vem quebrando a cabeça é o treinador Marquinhos Xavier, do Carlos Barbosa. A equipe vem de conquistas importantes desde a temporada passada, mas Xavier sabe que o momento é diferente e precisa de muita atenção para que o time gaúcho fique com mais um troféu.

"A gente sabe e não é demagogia falar do adversário, da importância, tradição e das dificuldades que vamos ter. Mas a filosofia aqui é sempre essa, vamos confiar no nosso trabalho. Acreditar que temos feito de tudo para ganhar o jogo. E é assim que a gente vai para Jaraguá do Sul", pontua.

Serviço

Supercopa de Futsal 2016

Jaraguá x ACBF
Arena Jaraguá – Jaraguá do Sul/SC
04/04/2016, às 19h 15
Transmissão ao vivo do SporTV
Realização: LNF e CBFS

Com informações da Assessoria de Imprensa da Liga Nacional de Futsal

Foto: Ulisses Castro/ACBF

Published in Esportes

A Caixa Econômica Federal lançou nesta quinta-feira (31) o aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para que os trabalhadores possam consultar seu extrato no fundo. O lançamento foi feito durante a reunião do conselho curador do FGTS no Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Segundo a vice-presidente interina de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Deusdina dos Reis Pereira, esse será um canal adicional de acesso às informações do trabalhador, mas o envio do extrato em papel e por SMS será mantido. “Ele [o contribuinti] pode optar por não receber mais em papel”, explicou, dizendo que mais de 76 milhões de brasileiros já usam smartphones.

“O trabalhador passará também a ser o fiscal da sua própria conta para que possa falar com seu empregador, se necessário, em caso de atraso ou erro de processamento [no pagamento do FGTS]”, explicou.

Para acessar a ferramenta é necessário fazer um cadastro onde o trabalhador deve criar uma senha de acesso e informar o Número de Identificação Social (NIS). Esse número pode ser encontrado nos extratos do FGTS, carteira de trabalho, com o empregador ou nas agências da Caixa.

O aplicativo do FGTS foi lançado em comemoração aos 50 anos do fundo, criado em 13 de setembro de 1966. O FGTS protege o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho onde o empregador deposita um valor mensalmente. Os recursos também podem ser sacados para aquisição da casa própria ou no momento da aposentadoria.

“O FGTS tornou-se uma das mais importante fontes de financiamento habitacional, beneficiando o cidadão brasileiro, principalmente o de menor renda. Ele também é uma das mais importantes fontes de financiamento de infraestrutura e saneamento do país”, informou a Caixa.

Caixa Trabalhador

Também foi apresentado hoje o aplicativo Caixa Trabalhador que traz informações sobre o PIS, o abono salarial e o seguro-desemprego. Por meio dele, o trabalhador se informa sobre as condições para receber os benefícios, como requisitos, documentação e prazos.

As duas ferramentas estão disponíveis para downloads gratuito para os sistemas Android, IOS e WindowsPhone. Os aplicativos também possuem um recurso de geolocalização que mostra a agência da Caixa, sala de autoatendimento ou lotérica mais próxima.

Edição: Denise Griesinger
Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil

Published in Geral
A colheita de arroz no Rio Grande do Sul atingiu 27,2% da área, até o dia 25 de março, o equivalente a 290,96 mil hectares, segundo o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA).
Na comparação com a semana anterior o avanço foi de 7,8 pontos percentuais. Mesmo assim, o excesso de chuvas é o principal fator de atraso frente ao ciclo anterior.
Conforme já era previsto, os preços do arroz no estado seguem pressionados pelo aumento da oferta e está cotado, em média, em R$40,47 (Cepea) a saca de 50 quilos.
Em relação à média de fevereiro, R$41,94, o recuo foi de 3,5%. Porém, frente a safra 2014/2015 a saca está 13,1% mais alta.
 
Fonte: www.agrolink.com.br
Published in Rural
Quinta, 31 Março 2016 01:51

Zootopia: Essa Cidade é o Bicho

Sinopse 

Livre

Judy Hopps é a pequena coelha de uma fazenda isolada, filha de agricultores que plantam cenouras há décadas. Mas ela tem sonhos maiores: pretende se mudar para a cidade grande, Zootopia, onde todas as espécies de animais convivem em harmonia, na intenção de se tornar a primeira coelha policial. Judy enfrenta o preconceito e as manipulações dos outros animais, mas conta com a ajuda inesperada da raposa Nick Wilde, conhecida por sua malícia e suas infrações. A inesperada dupla se dedica à busca de um animal desaparecido, descobrindo uma conspiração que afeta toda a cidade.

 

Fonte: www.adorocinema.com

Published in Cinema
Quarta, 30 Março 2016 19:30

Picanha com Catupiry na Churrasqueira

Picanha com Catupiry na Churrasqueira
 
Ingredientes:
 
1 peça de picanha ou filés de picanha
 
1 sachê de queijo catupiry
 
Sal grosso
 
 
Modo de Preparo:
 
Prepare a picanha normalmente na churrasqueira como costuma fazer, temperando com sal grosso. Quanto estiver no ponto mal passada para bem, coloque os filés em cima de uma cama de papel alumínio ou se tiver uma grelha de cerâmica coloque os filés sobre ela. Coloque catupiry por cima dos filés e coloque novamente na churrasqueira para a carne terminar de chegar no ponto e o catupiry derreter. Você pode acrescentar palmito e tomate cereja por cima também.
 
Para quem gosta de alho, salpicar alho frito por cima do catupiry também fica muito gostoso.
 
Fonte: http://comsaborperfeito.com/
Published in Gourmet
Quarta, 30 Março 2016 17:26

A Profecia do Paladino

Um misterioso thriller do roteirista de Quarteto Fantástico e co-criador da série Twin Peaks. Will West faz de tudo para não chamar a atenção. A pedido dos pais, ele se esforça para tirar notas medíocres e não se destacar. Mas quando sua escola o obriga a fazer uma prova de desempenho geral, ele acaba se esquecendo de errar algumas respostas. Seu resultado espetacular atrai o interesse de uma das escolas particulares mais exclusivas do país, que o procura para oferecer uma bolsa de estudos. No entanto, assim que recebe essa oferta, começa a ser seguido. 
 
Mark Frost
Gêneros Policial, Aventura | Nascimento: 25/11/1953 | Local: Estados Unidos - Nova York - Nova York
Página 1 de 7
Topo