Gisnei

Gisnei

Um Concurso de Fotografias começa a ser organizado no município pela Secretaria de Turismo e pela Coordenadoria da Juventude. Com o objetivo de divulgar os principais pontos turísticos de Sant’Ana do Livramento e as belezas da Fronteira, além de formar um banco de imagens de divulgação da cidade, o Concurso deve ser realizado em agosto, mês em que comemorado o Dia Mundial da Fotografia. A atividade deve ser aberta às categorias amador e profissional. A organização do Concurso conta ainda com três fotógrafos de renome na Fronteira: Águido Ricardo, Duda Pinto e Rivalcir Baluta. O regulamento do concurso deve ser divulgado em breve.


FOTO: JÉSSICA RIBEIRO/ASCOM

A semana começou intensa no CT da Chape. O elenco se reapresentou para semana que marca o retorno da Série A. Na quinta-feira (19) Chapecoense e Bahia se enfrentam na Arena Condá pela 13ª rodada do Brasileirão.

Os treinos aconteceram nos dois períodos. Na parte da manhã o trabalho foi voltado para a parte física. Já durante a tarde, Gilson Kleina comandou trabalho tático com todo o elenco. Amanhã a equipe treina em apenas um período. A atividade está marcada para às 15h30, no CT da Água Amarela.

Fala presidente

Em coletiva de imprensa concedida realizada na Arena Condá o presidente da Chape, Plinio De Nes Filho, confirmou a presença do goleiro Jandrei no elenco alviverde. Segundo o presidente, houve negociação com a equipe italiana, Sampdoria, mas sem chegar em um acordo satisfatório para ambas as partes.

Jandrei, por sua vez, garantiu que permanece feliz na Chape e que é um privilégio defender um clube com a história da Chape e que está disputando o Campeonato Brasileiro Série A e as quartas de final da Copa do Brasil.

Por Rafael Bressan

Foto: Sirli Freitas/Chapecoense

Fonte: https://chapecoense.com

As férias escolares de julho na rede pública estadual se iniciam nesta quinta-feira (19). Os mais de 900 mil alunos, das 2.539 instituições de ensino do Estado, irão retornar às aulas no dia 30 de julho (segunda-feira), conforme o decreto n° 53.925 de 21 de fevereiro, já publicado no Diário Oficial.

Os estabelecimentos de ensino, cuja integralização do ano letivo de 2017 avançou o ano civil de 2018, devido à greve dos professores, já elaboraram calendários escolares diferenciados, que foram aprovados pelo Conselho Escolar e homologados pela respectiva Coordenadoria Regional de Educação e pela Secretaria da Educação (Seduc).

Os professores também entrarão em recesso, tendo em vista que os dias dedicados à formação foram realizados por ocasião dos dois "Dia D", voltados ao desenvolvimento da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Texto: Diego da Costa/Seduc
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo ocorre de 6 a 31 de agosto. As vacinas serão destinadas para quem tem acima de 1 ano de idade até menores de que no Rio Grande do Sul representam 528 mil crianças. A meta é alcançar, ao menos, 95% delas, independente se a caderneta de vacinação estiver em dia ou não. A mobilização para a campanha foi apresentada nesta terça-feira (17) em reunião na Secretaria da Saúde (SES) com a presença de representantes do setor público, entidades privadas e sociedade civil.

O secretário Francisco Paz salientou na oportunidade o declínio que as coberturas vacinais no país e Estado vem apresentando nos últimos anos. “Esse movimento de afastamento e desinteresse tem como fatores a não ocorrência recente de algumas doenças no Brasil assim como notícias falsas e campanhas mal informadas”, afirmou. “Mas, como ainda são doenças que circulam em outros países, essa baixa cobertura das vacinas nos deixam suscetíveis a reentrada desses vírus”, completou.

O sarampo, por exemplo, não era registrado no Brasil desde 2015. Neste ano, retornou causando mortes no Norte do país. No estado, já foram confirmados sete casos importados de pessoas com viagem à Europa e Amazonas. A pólio, também chamada de paralisia infantil, está erradicada do Brasil desde 1994, o último caso registrado no RS foi em 1983.

A vacina tríplice viral – que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola - teve cobertura de 90,5% da primeira dose (aos 12 meses de idade) em 2016 e 78% em 2017. A segunda dose – dada com a tetraviral (que inclui ainda a varicela) aos 15 meses de idade – registrou cobertura de 87% em 2016 e 58,7% ano passado. A vacina da pólio também apresentou cobertura abaixo de 90% nos últimos três anos: 89% em 2015, 84% em 2016 e 81% ano passado. 

Mobilização com outras entidades

Para impulsionar a vacinação na campanha do próximo mês, a Secretaria da Saúde conta com o apoio do Rotary Internacional, que tem promovido ações em vários países sobre vacinação desde a década de 1980. Seus distritos, distribuídos em todos municípios gaúchos, darão apoio às secretarias municipais durante a imunização. 

A reunião desta terça-feira, na sede da secretaria em Porto Alegre, também contou com a presença de representantes de outras entidades, como a Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (Cosems/RS), Sociedade de Pediatria do Estado e Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert).

Texto: Ascom SES

Edição: Léa Aragón/ Secom

Foto: Camila Domingues/Arquivo/Palácio Piratini

SINOPSE E DETALHES 

Presa em um convento na Romênia, uma freira comete suicídio. Para investigar o caso, o Vaticano envia um padre assombrado e uma noviça prestes a se tornar freira. Arriscando suas vidas, a fé e até suas almas, os dois descobrem um segredo profano e se confrontam com uma força do mal que toma a forma de uma freira demoníaca e torna o convento num campo de batalha.

Classificação indicativa a definir por http://www.culturadigital.br/classind.
Título original 

The Nun

Data de lançamento 6 de setembro de 2018
Direção: Corin Hardy
Gênero Terror
Nacionalidade EUA
Distribuidor WARNER BROS.
 
Fonte: http://www.adorocinema.com

Desde que perdeu o pai em um incêndio no circo em que trabalhavam, Aleksei Ivanovich Markov ficou marcado para sempre, no corpo e na alma. Seu maior desejo é vingar-se do homem que devastou sua família. Quando o encontra, convicto de que nada nem ninguém o demoverá de seus planos, Aleksei conhece Kenya, uma bela jovem, também ligada ao seu passado trágico. Um romance intenso desenrola-se entre os dois, porém, amargurado pelo rancor, Aleksei tem sede de vingança. Muito mais do que ajudar Kenya a se libertar de um pai abusivo, ele terá que superar suas dores e, tal qual a fênix, renascer das próprias cinzas, a fim de evitar mais destruição. Como um ovo Fabergé, recheado de surpresas, talvez assim possam viver um amor que os levará — ou não — ao êxtase.

Erótico / Literatura Estrangeira / Romance

Ano: 2018 / Páginas: 320
Idioma: português 
Editora: Harlequin

 

Fonte: https://www.skoob.com.br

A intertemporada colorada está chegando ao fim e o próximo duelo oficial está cada vez mais perto. O Inter treina no CT Parque Gigante visando ao confronto com o Atlético-PR, na quinta-feira (19), às 21h, na Arena da Baixada, válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Odair Hellmann comandou atividade, no CT, na manhã desta segunda-feira (16) em preparação para a partida. O treinador dividiu o grupo em três equipes, enquanto duas realizavam trabalho tático, outra fazia um treino técnico em campo reduzido. 

O treinador não pôde contar com dois jogadores no treinamento desta manhã: Damião e Moledo. O atacante fez trabalhos especiais no gramado com Élio Carravetta, coordenador de performance. Já o zagueiro fez atividade especial na academia. D'Alessandro trabalhou normalmente com seus companheiros no gramado, mas segue sob observação do departamento médico. 

Após o treinamento, o atacante Lucca concedeu entrevista coletiva no CT e destacou o período de treinamentos na intertemporada. "A gente sempre procura estar evoluindo. Estamos corringindo algumas coisas no dia a dia. A equipe está ciente disso e trabalhamos muito forte nesses dias", afirmou. A equipe agora treina no turno da manhã na terça e na quarta-feira antes de viajar para Curitiba.

 Fotos: Ricardo Duarte

Fonte: http://www.internacional.com.br

A inadimplência em todo o país atingiu 63,6 milhões de consumidores - 42% da população adulta brasileira -, ao final do primeiro semestre deste ano, de acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O dado leva em conta brasileiros com o CPF restrito pelo atraso no pagamento de contas.

Em junho, houve crescimento de 4,07% na comparação com o mesmo período do ano passado – o último recuo da inadimplência foi registrado em novembro de 2017 (0,89%). Na comparação entre maio e junho, houve alta de 0,61%, a maior variação positiva desde março deste ano.

Por região, a Sudeste teve crescimento de 9,88% em junho frente ao mesmo período do ano passado. O Nordeste apresentou alta de 4,81% na quantidade de devedores. As variações também foram positivas no Centro-Oeste (2,82%), Sul (2,13%) e Norte (2,02%).

Os estados do Norte concentram, de forma proporcional, o maior número de brasileiros inadimplentes no país, 5,79 milhões de consumidores, que, juntos, somam 48% da população adulta residente. A segunda região com maior número relativo de devedores é o Nordeste, que conta com 17,61 milhões de negativados, ou 44% da população.

Faixa etária

No comparativo por faixa etária, houve queda da inadimplência entre a população mais jovem, mas o número de atrasos aumentou entre aqueles com idade mais elevada. Na faixa dos 18 aos 24 anos de idade, a queda foi de 23,31%, e na faixa dos 25 aos 29 anos, o recuo foi de 5,28%. O maior crescimento no atraso de contas foi observado na população idosa (65 aos 84 anos), com alta de 10,76%. Em seguida estão os consumidores de 50 a 64 anos (7,71%), de 40 a 49 anos (5,58%) e de 30 a 39 anos (2,04%).

As dívidas bancárias, como cartão de crédito, cheque especial, financiamentos e empréstimos, foram as que apresentaram a maior alta em junho, com crescimento de 7,62% na comparação com o mesmo mês de 2017. Em segundo lugar ficaram as contas básicas como água e luz, com alta de 6,69% nos atrasos. A inadimplência com contas de telefone, internet e TV por assinatura aumentaram 3,57%. As compras feitas no boleto ou crediário no comércio foi o único segmento a apresentar queda na quantidade de atrasos, com recuo de 9,24% em junho.

Mais da metade das dívidas pendentes de pessoas físicas, 51%, têm como credor algum banco ou instituição financeira. A segunda maior representatividade fica por conta do comércio, que concentra 18% do total de dívidas não pagas, seguido pelo setor de comunicação (14%). Os débitos com as empresas concessionárias de serviços básicos como água e luz representam 8% das dívidas não pagas no Brasil. Em média, cada inadimplente tem duas dívidas em aberto. A pesquisa utilizou o banco de dados do SPC Brasil e da CNDL, disponíveis nas capitais e interior de 27 estados.

Edição: Fernando Fraga
 
Por Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil

Estão abertas a partir desta segunda-feira (16) as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2018. Serão ofertadas pelo menos 155 mil vagas, sendo 50 mil a juro zero. As inscrições são feitas pela internet, no site do programa, até o dia 22 de julho.

Pode concorrer quem fez uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e obtido nota maior que zero na redação.

O novo Fies tem modalidades de acordo com a renda familiar. A modalidade Fies tem juro zero para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários-mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é  50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é R$ 42 mil.

A modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capitaentre 3 e 5 salários-mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito que pode ser um banco privado ou Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.

O resultado da seleção do Fies será divulgado no dia 27 de julho, em chamada única. Os candidatos que forem pré-selecionados deverão complementar as informações da inscrição no período de 27 a 31 de julho e, depois, fechar a contratação do financiamento.

No caso dos estudantes inscritos no P-Fies, não haverá lista de espera. Os demais poderão manifestar interesse entre os dias 1º e 24 de agosto.

O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas com avaliação positiva pelo Ministério da Educação.

Edição: Valéria Aguiar
 
Por Yara Aquino - Repórter da Agência Brasileira

Com a presença dos secretários municipais, representantes do trade turístico e diretores de escolas municipais, foi lançado oficialmente o projeto “Turismo nas Escolas”, em solenidade no Salão Nobre da Prefeitura, na manhã desta sexta-feira (13). Proposto em conjunto entre as secretarias de Turismo e de Educação, o projeto propõe uma aproximação dos alunos das séries finais da rede municipal aos atrativos turísticos do município.

O projeto acontecerá através de visitas aos pontos turísticos do município, onde os estudantes serão acompanhados por um professor de história e por um profissional de turismo, aliando conhecimento histórico sobre o município e consciência sobre a importância do turismo para o desenvolvimento da cidade. O primeiro passeio acontecerá no dia 1º de agosto, com turmas do 8º e 9º ano, de escola que ainda será definida.

Durante o lançamento, a secretária de Turismo, Silvana Harden, destacou a série de projetos e ações que a Secretaria vem desenvolvendo visando o envolvimento da comunidade e a recuperação da autoestima dos santanenses. “Temos um povo hospitaleiro, mas precisamos melhorar a autoestima dos santanenses. Não podemos ficar apáticos, temos que trabalhar", enfatizou. “Estamos sim, vivendo outro momento. As coisas estão acontecendo, precisamos ser mais positivos”, frisou ainda, o prefeito Ico Charopen ressaltando uma série de potencialidades do município.


FOTOS: ÁGUIDO RICARDO/ASCOM

Página 1 de 278
Topo