Santana do Livramento conta com perícia local para acidentes de trabalho

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

As perícias em locais de acidente de trabalho agora podem ser realizadas pela equipe local do Posto de Criminalística do Instituto Geral de Perícias. Até então, quando casos desse tipo aconteciam, os peritos faziam a liberação do corpo, mas a dinâmica do acidente era investigada pela Seção de Engenharia do Departamento de Criminalística do IGP, que fica em Porto Alegre. O local precisava ficar isolado até a chegada da equipe da capital.
A implantação do novo atendimento foi possível graças à qualificação dos peritos criminais que atuam na cidade. Eles assumiram os cargos em dezembro, após convocação pelo último concurso. Formados em Engenharia, eles têm especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, o que permite averiguar as condições em que se deram os acidentes. Além dos fatos registrados no município, a equipe também atenderá casos registrados em Quaraí, Rosário, Alegrete e Manoel Viana. Com isso, todos os treze municípios da 7ª Coordenadoria Regional de Perícias (7ª CRP) agora contam com essa perícia.
A perícia de acidente de trabalho verifica as condições do local, como o cumprimento de normas técnicas e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), e faz a análise dos vestígios deixados pelo acidente. O objetivo é determinar se houve imprudência, negligência ou imperícia, ou se o problema foi causado por falha humana. “Essa novidade vai qualificar o atendimento do IGP em toda a região. Os Laudos produzidos pela nossa equipe vão reduzir o tempo de espera pelo atendimento, possibilitando acelerar a investigação policial e a busca por Justiça”, afirma a coordenadora da 7ª CRP, perita criminal Rita Maciel.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies