Cultura gaúcha: estilo que encanta todos os brasileiros

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Descubra as razões pelas quais a cultura gaúcha atrai turistas de todo o Brasil.

O Rio Grande do Sul está localizado no extremo sul do Brasil. O estado, que faz fronteira com o Uruguai e a Argentina, atrai milhares de turistas brasileiros durante todo o ano, especialmente nos períodos da vindima (colheita de uvas), no inverno e no natal.

Visitar o estado é uma oportunidade de experimentar diferentes facetas culturais, seja frequentando restaurantes em Porto Alegre — capital do estado — desfrutando vinhos e espumantes da serra gaúcha, se maravilhando com o clima europeu em Gramado ou perdendo o fôlego com a maior cadeia de cânions do Rio Grande do Sul.

A história da colonização italiana

Para entender o impacto da cultura gaúcha, é necessário viajar no tempo e visitar as origens da colonização no estado. Antes da chegada dos portugueses, a região era povoada por índios do grupo gê guarani e pampeanos. Na região de “Cima da Serra” ainda vivem descendentes de índios kaingangs.

Com o passar do tempo e após algumas batalhas pelo território e definição das fronteiras, o Rio Grande do Sul foi aos poucos sendo povoado por imigrantes alemães, açorianos e italianos. A presença desses imigrantes teve um impacto importante no processo de construção cultural do povo gaúcho.

Até hoje, os turistas que visitam a região podem se conectar com os hábitos, dialetos e estilo de vida trazidos por eles. Enquanto em algumas regiões a predominância é de descendentes de alemães, em outras, predomina a cultura italiana.

Cidades imperdíveis

Afinal, que cidades visitar no Rio Grande do Sul? Acredite: são muitas opções. Selecionamos alguns dos principais destinos e mostramos um pouco mais sobre o estilo de cada um.

Antônio Prado

Antônio Prado é uma cidade pitoresca, localizada a 185 km da capital Porto Alegre. Apesar de ser uma cidade pequena, que pode ser visitada em um único dia, ela se destaca por seu conjunto arquitetônico, composto por casas de madeira típicas italianas construídas entre os séculos 19 e 20. Em Antônio Prado os turistas podem conhecer o maior acervo arquitetônico nacional da imigração italiana  em área urbana no país.

Bento Gonçalves

Localizada a 120km de Porto Alegre, Bento Gonçalves é a principal cidade do chamado Vale dos Vinhedos, que inclui ainda Garibaldi e Monte Belo do Sul.

Para os amantes da boa gastronomia, vinhos e espumantes, uma visita a Bento Gonçalves é indispensável. Além das centenas de vinícolas, é possível fazer roteiros gastronômicos com muita comida típica italiana, wine gardens, parques de aventura e passeios de trem.

Cambará do Sul

A capital dos cânions, Cambará do Sul, está localizada a 200km de Porto Alegre. O turista tem a oportunidade de conhecer 36 formações rochosas distintas como o cânion Itaimbezinho, que é um dos maiores do Brasil e existe há pelo menos 130 milhões de anos. No inverno faz muito frio e em algumas oportunidades os turistas já puderam ver neve nessa época do ano. Para quem gosta de natureza e paisagens deslumbrantes, é um passeio imperdível.

Canela

Canela é uma pequena cidade que fica ao lado da famosa Gramado. Cercada de natureza, mata nativa e jardins floridos, rende belas fotos e boas experiências gastronômicas. O fondue e o chocolate são os principais itens gastronômicos, mas não se engane: você pode aproveitar para experimentar inúmeras outras delícias.

Gramado

Há 120 km de Porto Alegre está a conhecida cidade de Gramado. Romântica, a cidade tem fortes traços europeus em sua arquitetura, sendo considerada um dos principais destinos turísticos do estado. Colonizada principalmente por alemães e italianos, a cidade oferece uma diversidade de atrações turísticas que vão desde boa gastronomia até parques de diversões e museus, que agradam pessoas de todas as idades.

Porto Alegre

Capital do estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre é um destino imperdível. A orla revitalizada do Guaíba é um ótimo espaço ao ar livre, no qual é possível fazer um piquenique, passear e até mesmo praticar atividades físicas. A cidade oferece muitas opções de restaurantes e grandes shoppings, uma alternativa para quem gosta de fazer compras. O centro da cidade e o mercado público trazem consigo muito da história de Porto Alegre. Caminhar pela rua da praia é uma viagem no tempo.

A diversidade e a influência européia fazem com que a cultura gaúcha seja muito interessante. Visitar as cidades e observar as diferenças culturais entre os próprios gaúchos é uma oportunidade de conhecer mais sobre as origens e pluralidade do povo brasileiro.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies