Polícia Federal combate importação ilegal de sucatas do Uruguai para o Brasil

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A Polícia Federal deflagra, nesta terça-feira (11/05), a Operação La Basura, para desarticular organização criminosa especializada na prática de importação ilícita de sucatas do Uruguai para o Brasil.
Policiais federais cumprem três mandados de prisão e cinco de busca nos municípios de Santa Maria, Doutor Maurício Cardozo e Santana do Livramento, com apoio do IBAMA e da Receita Federal. Também são executadas ordens judiciais para bloqueio patrimonial estimado em 1,8 milhão de reais, com a apreensão de veículos e valores em contas bancárias.
O grupo investigado utilizava empresas de reciclagem formalmente constituídas para dar aparência de legalidade à importação, mediante a expedição de notas fiscais ideologicamente falsas. A Polícia Federal ainda apura como eram utilizados ou comercializados os produtos trazidos para o Brasil, principalmente baterias automotivas usadas, informação que poderá ser esclarecida com a análise do material apreendido na manhã de hoje.
A investigação indica que a organização criminosa chegou a enviar ao Uruguai, mensalmente, cerca de 500 mil reais para pagamento dos fornecedores, através de outro grupo investigado pela Polícia Federal por lavagem de capitais e evasão de divisas. A Operação foi denominada La Basura, expressão em espanhol que significa “o lixo”.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies