Estilo Hygge: saiba tudo sobre a tendência de decoração e estilo de vida

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Com origem dinamarquesa, o estilo preza por conforto, paz e aconchego. Saiba como incorporá-lo na sua decoração e no dia a dia

A decoração do lar é uma das etapas favoritas de quem está se mudando ou reformando a casa. Esse é o momento em que temos a oportunidade de transformar cada cômodo, dando personalidade a todos eles.

Na hora de fazer esta escolha, muito ajuda optarmos por um estilo específico para seguir em todas as decisões, desde as cores da parede até o design do sofá.

De maneira geral, cada região do mundo apresenta suas próprias tendências em resposta às necessidades específicas de cada povo em um determinado período da história. No mundo globalizado, entretanto, tendências internacionais são criadas e sua influência atravessa oceanos.

Prova disso é o estilo Hygge (lê-se “hue-gah”). Com origem na Dinamarca, um dos países mais frios da Europa, a tendência ultrapassou a decoração e pode ser vista como um estilo de vida — que está ganhando cada vez mais adeptos por aqui.

Por lá, com temperaturas muito baixas e muitos meses com neve em algumas regiões, ficar em casa e trabalhar remotamente é algo comum para os habitantes. Por esse motivo, ao longo dos anos, desenvolveu-se a cultura de valorizar o espaço doméstico através da decoração e das atitudes do dia a dia.

A ordem é do Hygge investir em conforto, paz e aconchego. Na decoração, isso é impresso nas texturas, nas cores, na iluminação e na disposição dos elementos no espaço.

Foco nas texturas

Uma das maneiras mais simples de proporcionar conforto através da decoração é investir em texturas aconchegantes. Por esse motivo, tecidos felpudos e aveludados estarão sempre presente na decoração que siga o estilo Hygge, especialmente em almofadas, mantas e cobertores.

A Dinamarca, entretanto, é um dos países do mundo em que as tendências minimalistas são mais fortes. Desta maneira, mesmo as texturas do Hygge são utilizadas com cautela.

No caso das poltronas, por exemplo, uma boa dica é investir em diversas almofadas com tons próximos e intercalar entre texturas mais discretas e aquelas um pouco mais volumosas.

Outra maneira de aplicar as texturas na sala de estar para proporcionar conforto é utilizar uma manta felpuda sobre o sofá e, desta maneira, optar por almofadas mais discretas.

Aproveite a luz do dia

Em algumas regiões da Dinamarca, especialmente no inverno, as horas de luz do dia são reduzidas quando comparadas ao Brasil. Por isso, as casas desenhadas a partir da filosofia Hygge foram pensadas para aproveitar ao máximo essas poucas horas de luz natural.

Assim, janelas amplas, cortinas que possibilitam a abertura completa e cores claras fazem parte da decoração pensada neste estilo.

Os tons claros e neutros, em especial o branco, refletem a luz natural e artificial. Por esse motivo elas deixam os ambientes não só mais claros, mas também com sensação de amplitude.

Atenção aos detalhes

Como a ideia básica do Hygge é de que a sua vida, e consequentemente sua decoração, preze pelo conforto, os detalhes da casa merecem toda a atenção. Além das luzes e texturas, invista em objetos que sejam tanto funcionais quanto decorativos, transmitindo essa sensação de acolhedora.

Um bom exemplo disso são as velas aromáticas. Além de se tornarem um ponto extra de luz, também deixarão os ambientes com um perfume agradável. Notas como gengibre e canela, por exemplo, ajudam na sensação de bem-estar.

A presença da madeira também é um detalhe que merece investimento, especialmente aquelas com aparência mais rústica. Assim, mesas de centro, painéis na parede, caixotes para frutas ou revistas são bem-vindos na decoração aconchegante.

A ideia, em suma, é que sua casa valorize o seu estilo de vida. Assim, antes mesmo da decoração, é importante que você tenha em mente que tipo de rotina melhor te proporciona conforto e paz. Sabendo disso, você entenderá com mais facilidade o que pode ser acrescentando em sua casa para materializar essa intenção.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies