4 receitas veganas para você preparar no almoço

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Saúde, meio ambiente e economia têm atraído diversas pessoas a adotarem uma alimentação baseada em vegetais. Aprenda quatro receitas.

O veganismo ganhou força nas últimas décadas. Seja pela preocupação com o meio ambiente ou com a própria saúde, o movimento de pessoas que não consomem nenhum alimento de origem animal ganha cada vez mais adeptos.

Além da saúde pessoal, da questão ambiental e dos sabores diversos, uma grande vantagem das receitas veganas é o baixo custo, uma vez que os vegetais são bem mais baratos que alimentos de origem animal. Muitos dos veganos, especialmente os mais jovens, têm ainda apostado em fazer grandes compras em serviços de atacado on-line para que a economia seja ainda maior.

Para veganos, vegetarianos ou aqueles que têm curiosidade em conhecer um pouco mais das possibilidades culinárias desse tipo de alimentação, separamos quatro saborosas receitas.

Risoto de abóbora e tomate seco

Primeiramente, será necessário que você prepare um caldo de legumes. Para isso, corte em pedaços grandes: alho-poró, cebola, pimentão, agrião e outros verdes que agradam seu paladar. Depois, coloque-os em fervura em 1 litro de água. Em seguida, corte 200 gramas da abóbora de sua preferência em cubos.

Feito isso, refogue uma xícara de arroz arbóreo no azeite e, aos poucos, vá adicionando o caldo. Mexa bem para que o amido seja liberado e o risoto ganhe aquela consistência cremosa que a gente adora. Quando os grãos começarem a cozinhar, acrescente a abóbora e o restante do caldo para que o cozimento aconteça junto.

Ele estará pronto quando o grão estiver completamente cozido. Por fim, já com a panela desligada, mas a receita ainda bem quente, acrescente 150 gramas de tomate seco e voilá, você terá um prato sofisticado e complementarmente livre de produtos animais.

Salada à base de quinoa

A quinoa é um dos grãos mais nutritivos que conhecemos. Além disso, é bastante saborosa, podendo ser preparada de diversas maneiras. Em nossa salada, ela será a base de um prato que poderá acompanhar diversas refeições, inclusive um bom churrasco de vegetais.

Para isso, você vai precisar de duas xícaras de quinoa já cozida — com a água do cozimento totalmente escorrida. Em seguida, acrescente cebola e salsa picadas em quantidade a gosto. Faça uma mistura de meia xícara de vinagre e duas pitadas de sal e junte-a em uma tigela grande com a quinoa, a cebola e a salsa.

Por fim, acrescente um tomate inteiro picado, meio pimentão amarelo em tiras, uma cenoura crua cortada em palitos, 150 gramas de palmito cortado em rodelas e duas folhas de couve-manteiga bem picadinhas. Essa receita também pode ser um bom substituto do tabule tradicional para quem for intolerante ao glúten do trigo.

Farofa de cenoura

Outro prato versátil que poderá ser um acompanhamento de diversos outros é a farofa, e a receita que trazemos hoje é bastante simples. Inicialmente, você vai precisar de uma cebola grande, dois dentes de alho e duas cenouras médias. O alho deverá ser picado, a cebola cortada em rodelas, e a cenoura deverá ser ralada.

Em uma frigideira funda ou wok, coloque 1/3 de uma xícara de azeite e doure o alho e a cebola. Em seguida, acrescente a cenoura ralada e deixe-a refogar até que ela se desidrate por completo, prestando atenção para que ela não se queime. Por fim, já com a panela desligada, acrescente uma xícara e meia de farinha de mandioca torrada. Finalize temperando sua farofa com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Moqueca de banana-da-terra

Para a clássica receita da moqueca de banana-da-terra, prato naturalmente vegano, precisaremos dos seguintes ingredientes: 1 kg de banana-da-terra cortada em fatias; suco de 2 limões, 2 de dentes de alho amassados; 3 cebolas cortadas em rodelas; 1 pimentão vermelho em rodelas; 1 pimentão amarelo em rodelas; 5 tomates médios picados; azeite de oliva a gosto; 1 maço de coentro picado; 2 colheres de sopa de salsinha picada; 2 colheres de sopa de manjericão picado; 1 xícara de leite de coco; azeite de dendê a gosto e sal a gosto.

Junte a banana, o sal, o suco de limão e o alho e deixe-os marinar por uma hora. Em seguida, refogue a cebola, os pimentões e os tomates no azeite até que dourem. Desligue a panela e acrescente o coentro, a salsinha e o manjericão. Por fim, em uma terceira panela, preferencialmente de barro ou de ferro, ligue o fogo e coloque o marinado da banana junto do refogado no azeite.

Misture bem, regue com todo o leite de coco e deixe cozinhar por 20 minutos. Por fim, acrescente o azeite de dendê. Essa receita serve até 6 pessoas e deve ser, preferencialmente, consumida no dia de seu preparo.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies