Saiba quais fatores devem ser considerados antes de adquirir um imóvel.
A compra de uma casa própria é, sem dúvidas, uma das conquistas mais importantes na vida de qualquer pessoa. Afinal, esse é um dos primeiros passos de quem deseja alcançar a tão sonhada independência.
No entanto, quando esse momento tão sonhado chega, é comum que um grande questionamento venha à tona: como escolher o imóvel ideal em meio a tantas opções disponíveis no mercado? Para te ajudar a realizar uma aquisição vantajosa, bem-sucedida e sem arrependimentos, desenvolvemos uma lista com os principais pontos que devem ser considerados na hora de escolher um apartamento. Confira!
Considere suas necessidades
Como cada pessoa possui uma necessidade diferente, é essencial que você faça uma análise das suas para saber qual imóvel irá atendê-las da melhor forma possível. Isso inclui, por exemplo, o número de quartos e de banheiros, o tamanho da cozinha, a quantidade de vagas na garagem, a acessibilidade, entre outros fatores. Afinal, se você quer um imóvel para morar sozinho, apenas 1 quarto pode ser suficiente, no entanto, se você pretende morar com a família, esse número provavelmente deverá ser maior.
Analise a localização
A localização do imóvel é um aspecto que impacta diretamente a vida dos moradores. Sendo assim, para não errar na escolha, é recomendado que você avalie a distância do apartamento até o seu local de trabalho e à escola das crianças, se for o caso. A dica é optar pelo imóvel que diminua seu tempo no trânsito.
Além disso, outra questão acerca da localização que também deve ser analisada é a infraestrutura oferecida pelo bairro, o que inclui a presença de serviços públicos, ruas asfaltadas, iluminação e transporte. Por fim, para a localização ser considerada boa em todos os quesitos, o ideal é que haja, nas proximidades, estabelecimentos que facilitem sua vida, como hospitais, supermercados, padarias, farmácias, entre outros.
Avalie a segurança do condomínio
Não é surpresa para ninguém que a segurança seja um dos fatores que mais causam preocupação dos brasileiros hoje em dia. Afinal, com os índices de criminalidade cada vez mais altos, a sensação que temos é de estarmos sempre vulneráveis.
Sendo assim, para que você possa se sentir seguro ao menos dentro do próprio lar, o ideal na hora de escolher um apartamento é verificar todos os dispositivos de proteção e de segurança que o condomínio oferece aos moradores. Embora eles sejam naturalmente mais seguros, é imprescindível que haja câmeras de segurança, funcionários qualificados e controle de acesso à parte interna do condomínio.
Faça uso de simuladores online
Há diversas opções de financiamentos imobiliários no mercado. No entanto, cada uma conta com taxas e vantagens diferentes, como desconto para quem é correntista do banco ou faz aplicações na instituição financeira, por exemplo.
Em razão disso, é fundamental colocar na ponta do lápis todas as vantagens e desvantagens de cada uma das alternativas antes de bater o martelo e escolher o seu apartamento. E é exatamente para isso que existem os simuladores online.
Essas ferramentas são capazes de automatizar o cálculo de variáveis como as taxas de juros, o valor de entrada, o valor das parcelas e o tempo em que o imóvel será quitado. Ou seja, elas facilitam a sua vida, uma vez que você não precisará passar horas fazendo os mesmos cálculos, sem saber se os resultados estarão certos.
Bancos, instituições financeiras e construtoras costumam disponibilizar seus próprios simuladores online para os clientes. Normalmente, os dados que você deve ter em mãos para fazer uso desses simuladores, são: tipo de financiamento que deseja fazer, valor do imóvel que pretende comprar, região em que ele está localizado, valor de entrada que pretende dar, renda mensal e idade.
Fonte: Redação