5 dicas para mudar os móveis de lugar e renovar o ambiente

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Nem sempre você precisa de itens novos para mudar a cara de um lugar. Veja algumas ideias e se inspire usando o que você já tem.

Por mais que a decoração de um ambiente seja legal, sempre chega aquele momento em que sentimos que precisamos mudar alguma coisa. A boa notícia é que, para isso, nem sempre é preciso gastar muito e trocar todos os móveis. Mudar a posição dos objetos, por exemplo, já faz uma diferença e tanto.

Desencostar a mesa de escritório da parede ou colocar a cama no centro do quarto são algumas ideias diferentes, mas que podem ajudar a reorganizar o seu espaço. Antes de sair reposicionando os móveis, no entanto, é importante lembrar de sempre pensar no espaço para a circulação.

Uma dica é começar pelos móveis maiores, prestando atenção também na funcionalidade. Vale testar várias posições até escolher a melhor para o seu ambiente. Quer renovar as energias do ambiente, mas não sabe como? As ideias a seguir vão te inspirar.

Desencoste os móveis da parede

É muito comum que o primeiro impulso seja encostar os móveis maiores na parede, principalmente a cama e o sofá. Desencostá-los pode ser a mudança que o seu ambiente precisa, acabando com aquele espaço “morto” do centro.

Se o seu quarto for espaçoso, a cama pode ficar ótima no centro. Depois, é só reorganizar os outros móveis em função dela. O sofá também pode ficar bom no meio da sala, criando dois ambientes diferentes no mesmo cômodo.

Se o seu espaço não é tão grande, pode não ser uma boa ideia colocar esses móveis no centro, mas só de afastá-los alguns centímetros da parede você já consegue dar mais profundidade à decoração, fazendo parecer que o seu ambiente é maior. Faça o teste.

Mude os itens de lado

Alguns móveis mais robustos, como o guarda-roupas ou a estante, acabam ditando a localização dos outros objetos do ambiente e, geralmente, ficam encostados em um lado do cômodo. Uma mudança simples, mas eficaz, é inverter o lado.

É importante prestar atenção para não bloquear a vista da janela ou prejudicar a circulação, mas, em geral, é possível fazer bons arranjos desse tipo. Aproveite para mexer também na disposição dos outros móveis, tendo esse outro lado como referência.

Faça a mesa de centro virar de canto

A decoração com uma mesa de centro é um clássico, mas se você quer mudança, pode reposicionar esse móvel, que fica um charme no canto de qualquer cômodo, como aparador para porta-retratos por exemplo. Dessa forma, é bem provável que você ganhe espaço para reposicionar os outros móveis mais livremente na sala.

Agrupe os móveis para uma função

Criar cantinhos com finalidades específicas é um ótimo jeito de mudar totalmente a decoração de um ambiente usando o que você já tem. Além disso, pode te ajudar a criar mais de um ambiente na sala ou no quarto, por exemplo.

Colocar duas poltronas perto da estante, inventando um espaço para leitura, por exemplo, pode ser uma excelente ideia. Outra é agrupar sofás e cadeiras em frente à TV, fazendo um convite para as sessões de cinema. Ou ainda, você pode colocar sofás e poltronas de frente um para o outro naquele canto perto da janela.

Crie um ponto focal

Sabe aquela estante ou mesinha que fica apagadinha lá no canto? Que tal colocá-la num lugar mais visível e com vários objetos decorativos interessantes em cima? Se a estante for fininha, ela também pode virar um aparador atrás da cama ou do sofá, aproveitando melhor o espaço e desviando o foco para lá.

Podem ser plantas, por exemplo, que custam barato e dão nova vida a qualquer ambiente. Ou você pode tirar das caixas aquela coleção de souvenirs que foi guardando das suas viagens. O importante é que sejam coisas que te deixem feliz sempre que parar para olhar.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies