Saiba quando é o momento de comprar um fogão novo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Não espere quebrar para adquirir um novo.

Mesmo com os avanços tecnológicos e o surgimento de novos eletrodomésticos culinários, o fogão ainda é o principal utensílio doméstico de uma cozinha. Em geral, também é um dos aparelhos que as pessoas demoram mais para trocar, muitas vezes esperando que ele pare de funcionar.

Por ser um eletrodoméstico que usa eletricidade, gás e fogo, o fogão deve estar funcionando perfeitamente todos os dias, a fim de evitar problemas de vazamento de gás e até mesmo possíveis acidentes envolvendo queimaduras. Um fogão desregulado é sempre um perigo para quem o utiliza.

Sinais de que a troca é urgente

Como todos os objetos, o fogão possui um “prazo de validade” que deve ser respeitado. Em tese, deve-se adquirir um novo modelo a cada dez ou quinze anos, já que é nessa média de tempo que as bocas começam a entupir. No entanto, o aparecimento de algumas irregularidades pode acelerar esse processo.

Problemas com as chamas

Acendimento automático que costuma falhar, chamas que se apagam ou abaixam frequentemente ou fogo amarelo que estraga as panelas. Esses fatores são sinais de alerta. Primeiramente, é importante verificar se os queimadores não estão apenas mal encaixados ou se as placas de conversão do fogão não estão sujas de gordura ou algum resíduo de alimento.

Se a situação, mesmo assim, não se resolver, um técnico deve ser chamado para constatar se é apenas o caso de uma simples reposição de peça ou da compra de um fogão novo.

Lentidão no preparo

Com o passar dos anos, é comum o eletrodoméstico perder sua potência. Os alimentos começam a demorar muito mais para ficarem prontos, seja para cozinhar ou assar. Além disso, os fabricantes estão atualizando quase que anualmente as funcionalidades: grill, timer, super chama, entre outras. Aquelas receitas saborosas da internet podem ser mais difíceis de preparar com um modelo obsoleto, por isso sempre mantenha sua cozinha moderna.

Ferrugem

Este é um dos sinais mais certos de que você deve adquirir um novo fogão. A ferrugem é um problema que, na maioria dos casos, não possui solução. Ela pode aparecer tanto na superfície do aparelho como na parte interna ou nas bocas, o que compromete seu desempenho. Vale lembrar que, para evitar a oxidação do fogão, é necessário estar com a limpeza e a manutenção do eletrodoméstico em dia. Caso contrário, o problema se repetirá mesmo que você adquira um novo modelo.

Cuidados com o fogão

Respingos

Durante o cozimento, alguns respingos de comida podem cair no fogão, o que aumenta a demanda por limpeza e encurta a vida do seu eletrodoméstico. Opte por utilizar panelas e frigideiras fundas o bastante para evitar o derramamento. Porém, caso os respingos ocorram, a dica é limpar a sujeira enquanto ainda estiver quente, pois assim exige menos o uso da força, preservando por mais tempo o seu fogão.

Derramar água no fogão

Tenha muita atenção ao manusear a água próximo ao fogão. Mesmo pequenos pingos de água podem causar curto-circuito no eletrodoméstico caso entre em contato com os queimadores. Em um eventual acidente, com o fogão desligado, seque-o com o auxílio de um pano. 

Durante a limpeza

Limpe seu fogão diariamente com o lado macio de uma esponja úmida. Isso ajuda a evitar a proliferação de bactérias. Eventualmente, será necessária uma rigorosa limpeza nas outras partes do eletrodoméstico, como as placas de conversão de gás, e os botões do painel, que são removíveis.

Já na manutenção do forno, a esfregação deve se limitar no mínimo a quatro vezes por ano. No entanto, os derramamentos de comida devem ser limpos no mesmo instante do acidente, já que podem queimar e pegar fogo.

Concertos

Não tente consertar seu fogão sozinho. Chame sempre um profissional especializado, pois, por ser um equipamento inflamável, os riscos não são apenas de estragar seu eletrodoméstico de vez, mas também de colocar em perigo a sua segurança e a das pessoas que moram com você.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies