Veja o passo a passo para preparar o melhor almoço em família

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Preparar um almoço para a família toda é um desafio e tanto, já que exige planejamento, preparação e mão na massa.

Compartilhar refeições é uma das maneiras mais intensas de criar memórias e vínculos afetivos. Em diferentes sociedades e momentos históricos, diferentes grupos compartilharam alimentos como forma de fortalecer a identidade do grupo, de celebrar rituais, construir cultura, entre outros processos.

Até hoje, preparar uma refeição para muitas pessoas requer preparação, organização e muita energia. Nesse sentido, é preciso ter um bom jogo de jantar, utensílios e equipamentos bem acabados, caprichar nos ingredientes e saber bem o tempo de cozimento, por exemplo.

Por isso, se você quer melhorar as suas habilidades culinárias e preparar uma refeição para toda a família, confira algumas dicas de como fazer isso com maior habilidade, a fim de oferecer um almoço inesquecível para a sua família.

Planejamento

Um bom almoço em família começa com um planejamento eficaz. Isso deve te ajudar a escolher o prato que será servido, adquirir os ingredientes adequados e reconhecer a quantidade certa de cada um.

Um passo essencial é verificar com todas as pessoas convidadas se alguma delas tem alergias, intolerâncias ou quaisquer outros problemas de saúde que impliquem em restrições alimentares. Entretanto, conciliar gostos, que podem ser muito diferentes, é um dos maiores desafios na hora de elaborar um almoço para muita gente.

Uma boa dica é idealizar um almoço que misture pratos quentes e frios, dando preferência aos que já podem começar a ser preparados dias antes (como a lasanha, que pode ser montada na véspera e apenas colocada no forno no dia do almoço).

Detalhes

Um bom almoço requer atenção aos detalhes. Muitas vezes, na correria de buscar os ingredientes e preparar tudo, os organizadores podem esquecer de detalhes importantes como abridores de garrafas, porta-copos, saca-rolhas, guardanapos, entre outros.

Por isso, à medida em que você for selecionando as bebidas e comidas que serão servidas, faça uma lista e coloque ao lado de cada um deles os possíveis acessórios que não podem ser esquecidos. Isso evita que alguém precise levantar no meio do almoço para ir ao supermercado.

Receitas práticas

Uma ótima sacada na hora de cozinhar para muitas pessoas é optar por receitas simples, que podem ter sua quantidade dobrada ou triplicada. Alguns exemplos bastante comuns desse tipo de refeição são os guisados, risotos, grandes assados e sopas. Todos esses pratos podem ser adequados à quantidade de pessoas presentes no almoço ou jantar.

Esse raciocínio também é válido para as sobremesas. Alguns exemplos disso são os bolos, as tortas inteiras, sorvetes, entre outros. É importante lembrar que quanto maior o prato que você vai preparar, menos você vai precisar dar atenção a detalhes como as entradas e os acompanhamentos, por exemplo.

Uma boa dica para não errar é caprichar no primeiro e no último prato. Por isso, pense em bons aperitivos e entradas, deixando algo mais simples para o prato principal. Por fim, capriche na sobremesa e ofereça diferentes opções para fechar a refeição com chave de ouro.

Quantidades

No que se refere à quantidade, o ideal é preparar 500 gramas de comida por pessoa, deixando de fora dessa conta as bebidas e também a sobremesa. Uma dica importante é sempre arredondar para cima as estimativas que você fizer, pois, dessa maneira, você garante que não faltará comida.

Algumas boas indicações para não errar na hora de pensar a quantidade de ingredientes são: os aperitivos devem ser servidos de quatro a seis porções por hora, carnes (peixes ou aves) devem ser servidos em porções de 300 gramas. Já as massas com prato principal devem ser servidas em porções com cerca de 150 gramas.

Caso sirva grãos (como o arroz), opte por meio copo do alimento cozido por pessoa. Já a salada pode ser em torno de um copo e meio. Para quem gosta de servir pãezinhos, é recomendado servir duas unidades por pessoa.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies