Soldera, Rincon del Sarandy e GAP levam grandes campeonatos de rústicos em Uruguaiana

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Com transmissão ao vivo pela internet, o julgamento da 18ª Expoutono de Uruguaiana, na manhã de sábado (29/05), consagrou a genética da Irmãos Soldera Agropecuária (Panambi/RS) e das cabanhas Rincon del Sarandy (Uruguaiana/RS) e GAP Genética (Uruguaiana/RS).  Mais do que um julgamento, foi uma verdadeira aula de avaliação morfológica e genética. Conduzida pelo gerente de fomento, Mateus Pivato, com comentários do diretor da Associação Brasileira de Angus, Flávio Alves, a apresentação ocorreu pela TV El Campo. “Hoje não existe central que contrate apenas pela beleza racial. A beleza faz bem para os olhos, mas animal bom faz bem para o bolso. Temos que conciliar os dois para ter sucesso no campo”, ponderou Alves. A 18ª Expoutono Angus é uma promoção do Núcleo Angus Três Fronteiras com apoio da Associação Brasileira de Angus.

Nos machos, o grande campeonato nos exemplares PO foi para o trio do lote 17 (tatuagens 9190, 9094 e TE9035), da Irmãos Soldera Agropecuária, de Parambi (RS). A vitória logo na estreia da propriedade na tradicional exposição da Fronteira-Oeste foi comemorada a distância. Enquanto Didi Soldera assistia de casa a avaliação dos reprodutores, o irmão Adenir Soldera comemorava direto da pista de Uruguaiana. “Os prêmios conquistados nessa região tradicional em genética de qualidade nos trazem uma emoção muito grande”, disse Adenir Soldera. Segundo ele, é muito gratificante ver filhos de produtos da Soldera também despontarem. “É sinal de que a genética da nossa cabanha está dando resultado tanto para produção quanto para pista”, completou.

O título de trio reservado de grande campeão PO foi para os terneiros do lote 11 (tatuagens 1691, 1673 e 1647 e 1645) da Cabanha Basca, de Mariana Tellechea, de Uruguaiana (RS). O terceiro melhor trio é o do lote 19 (3332, 3274 e 3232), do criador Sérgio Bastos Tellechea, da Cabanha do Posto, de Uruguaiana (RS). O título de melhor macho PO foi para o touro de dois anos de tatuagem 6691 (lote 13), de propriedade da GAP Genética, de Uruguaiana (RS). Nos machos PC, o trio grande campeão é o do lote 20 (tatuagens K241/19, K163/19 e K139/19), da Gap Genética, de Uruguaiana (RS). O melhor touro PC da exposição é o animal K241-19.  “A GAP está muito contente de participar de uma exposição tão esperada e de celebração entre criadores. E mais feliz ainda de levar uma premiação para casa que destaca nossos rústicos. Estamos festejando esse momento”, salientou o diretor comercial da GAP Genética, João Paulo Schneider da Silva, mais conhecido como Kaju.
Nas fêmeas PO, quem levou a melhor foi a cabanha Rincon del Sarandy, de Uruguaiana (RS). Os animais do lote 04 (tatuagens 3761, 3733 e 3726) conquistaram o grande campeonato pela uniformidade apresentada. A vaquilhona de tatuagem 3726 foi escolhida a melhor fêmea PO da Expoutono. Segundo o jurado Frederico Ormazabal Sastre, a decisão levou em conta traços mais femininos e uma linha superior limpa. “A disputa foi difícil porque eram nove trios muito parelhos e bem preparados. Vencer com concorrentes desse nível é fantástico”, frisou o criador Ignacio Tellechea.  O título de trio reservado de grande campeão foi para a Cabanha Basca, também de Uruguaiana (RS). A propriedade de Mariana Tellechea destacou-se com o lote 2 (tatuagens 1646, 1630, 1632 e 1608). O terceiro melhor trio da Expoutono é o do lote 7 (tatuagens 9252, 9013 e TE9014), da Irmãos Soldera Agropecuária, de Parambi (RS). 
Nas fêmeas PC, os ventres do lote 10 (tatuagens 8385, 8011 e 8255), da Irmãos Soldera Agropecuária, de Parambi (RS), dos Irmãos Soldera, sagraram-se campeões. O jurado concedeu o título de melhor fêmea PC para o ventre de tatuagem 8011.

Fotos: Jandora Alvim

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies