Se você ama viajar, mas está com pouco dinheiro, confira algumas dicas simples para conseguir economizar no passeio.
É difícil encontrar quem não goste de viajar. Conhecer novas culturas, modos de viver, gastronomia e lugares com vistas e histórias incríveis é uma das atividades mais prazerosas que existem.
Contudo, muita gente acaba viajando bem menos do que gostaria por conta do orçamento apertado. Mas é possível viajar gastando um pouco menos com medidas simples que podem ser aplicadas em qualquer destino. Por isso, se você está procurando pacotes promocionais, confira dicas simples para economizar durante o passeio e curtir sem gastar tanto.
Pesquise com antecedência
O primeiro passo para reduzir os gastos durante uma viagem é pesquisar tudo com antecedência, começando pelas passagens (aéreas ou de ônibus), a hospedagem e os passeios.
Realizar essa pesquisa com tempo abre espaço para você comparar preços e aproveitar promoções quando elas surgirem. Além disso, essa medida simples também permite que você tenha mais tempo para pagar (em caso de parcelamento). Uma dica importante é priorizar viajar em baixa temporada, que costuma ter preços mais acessíveis e menos lotação.
Cozinhe por conta própria
Outra sugestão simples e eficiente para gastar menos nos passeios é cozinhar em seu local de hospedagem sempre que possível. Os hostels costumam oferecer infraestrutura na cozinha para os hóspedes poderem preparar as refeições durante o dia. O ideal é tomar um café da manhã bastante reforçado e almoçar no final da tarde para aproveitar bem o dia e os passeios.
Caso opte por almoçar mais tarde, é importante levar algo leve para comer nesse período (uma fruta, um suco ou um aperitivo rápido). É importante verificar a possibilidade de levar comida em alguns passeios (já que há alguns lugares em que é proibido entrar com água e alimentos, como museus, teatros, centros culturais, entre outros).
A gastronomia local é algo importante para se conhecer em um lugar. Por isso, é interessante comer pelo menos uma vez no destino escolhido. Ao fazer isso, priorize os restaurantes e bares locais, frequentados pelos moradores. Além de te ajudar a poupar dinheiro, isso também oferece a possibilidade de conhecer um pouco mais a cultura local.
Atrações gratuitas
Outra dica valiosa é procurar os passeios gratuitos que você pode realizar no destino escolhido. Via de regra, é comum que visitas a lugares naturais (como praias, cachoeiras, rios, montanhas) não exijam o pagamento de um valor para serem visitados. Mesmo nos locais que exigem o pagamento de bilhetes de entrada, sempre há algum dia da semana que oferece visitas gratuitas.
O recomendado é pesquisar com antecedência e montar um documento com os dias e horários em que há atrações gratuitas. Agrupe os locais a serem visitados a partir da proximidade geográfica (o que te permite economizar tempo e dinheiro de deslocamento). Se o tempo de viagem não for muito apertado, também vale utilizar transporte público sempre que possível. Essa é outra forma de conhecer melhor a realidade local.
Poucas lembrancinhas
Alguns viajantes costumam comprar “lembrancinhas” (para si e para outras pessoas) em cada lugar que passam. Além de fazer o viajante carregar peso, isso acaba impactando o orçamento final da viagem.
Por isso, selecione com cautela os souvenirs que vai levar do local visitado. Também é recomendado esperar alguns dias até começar a comprar algumas coisas, pois você já terá passado alguns dias no destino e saberá avaliar a variedade e preço dos objetos. Antes de comprar lembrancinhas, é importante se perguntar se aquele item realmente remete ao lugar e se não poderia ser encontrado onde você mora.
Fonte: Redação