Como escolher o melhor edredom?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Saiba como adquirir um produto confortável, quente e elegante.

O edredom é a peça ideal para manter o calor do corpo e barrar a entrada de ar frio em dias de temperaturas baixas. Estar bem aquecido em noites frias é garantia de um bom sono e, portanto, de qualidade de vida.

Estudos também comprovam que ter o peso de um cobertor sobre o corpo ajuda no bom adormecimento, pois provoca maior relaxamento. Então, pode ser a hora de comprar um edredom para a sua cama. Se esse momento chegou, nós te ajudaremos a fazer a melhor escolha possível.

Tamanho

Observe o tamanho do edredom na hora da compra. O ideal é que ele seja maior que a cama, para não deixar nenhuma fresta por onde o ar frio possa entrar. Se você dorme sozinho em uma cama grande, um modelo de casal simples já é satisfatório. Mas se você dorme com mais alguém, compre um edredom maior para que ninguém fique descoberto ao longo da noite.

Material

Na hora da compra do edredom, você deve observar tanto o tecido de revestimento como o material de preenchimento. É isso que garantirá o aquecimento ideal e o toque macio da peça.

Revestimento

É importante se atentar ao material de revestimento, pois é ele que vai ficar em contato com sua pele e garantir o conforto do toque. Existem edredons revestidos com fibras naturais e sintéticas.

Algodão


Tecidos de algodão são excelentes, pois essa fibra natural possui alta capacidade de absorção de umidade, gerando respirabilidade. Ele também se caracteriza por ser macio e resistente ao uso e à lavagem.

O material ainda apresenta baixo potencial alergênico, além de ser bastante versátil: em tempos frios, funciona como um isolante térmico, e no calor é agradável ao toque sem esquentar muito. Você pode optar pelo algodão egípcio, que é mais refinado e de alta qualidade; ou por um tipo orgânico, produzido sem produtos químicos.

Cetim

O cetim é um tecido nobre e muito sedoso, que também é produzido a partir do algodão. Seu trançado especial forma uma superfície lisa, brilhante e maleável. Ele retém bastante calor, sendo mais apropriado para regiões com invernos mais rigorosos.

Percal

Percal é um tecido extremamente macio, leve e resistente. Pode ser feito de 100% algodão ou ser misto, contendo 50% de poliéster e 50% de algodão. O percal é fresco e bastante durável, podendo se manter com suas qualidades durante anos.

Linho

O Linho é uma fibra natural bastante forte e nobre derivada de uma planta herbácea. Tecidos feitos desse material têm alta durabilidade, sendo resistentes ao uso frequente e à lavagem. É caracterizado também por ser confortável e elegante.

Tencel

Também conhecido como Liocel ou Lyocell, é um tecido produzido com fibra de celulose natural. Ele é macio, resistente e absorvente, além de proporcionar  frescor e bom caimento.

Microfibra

A microfibra é um tecido sintético produzido a partir do poliéster, material derivado do petróleo. É um tecido muito confortável, leve e resistente. Tem a qualidade de não amassar, sendo, portanto, prático. Ele também é fresco, antialérgico e tem preço acessível.

Preenchimento

Outro item a ser considerado antes de escolher o edredom é o seu tipo de preenchimento, que é o que vai garantir o aquecimento da peça. O material de preenchimento pode ser natural ou sintético. Uma informação relevante é que quanto mais camadas de preenchimento, mais quente a peça será. Confira, portanto, a descrição do produto antes de fazer a compra.

Materiais naturais

Os edredons podem ter preenchimentos naturais. Alguns exemplos são: penas, plumas e algodão. Esses materiais têm melhor isolamento térmico, ou seja,  retêm mais calor e barram melhor o frio. No entanto, os itens feitos com penas e plumas são mais caros e difíceis de manter, pois a higienização precisa ser feita a seco. Além disso, se a limpeza e armazenamento não forem feitos da maneira correta, o edredom pode reunir ácaros com mais facilidade, provocando crises alérgicas.

Materiais sintéticos

Edredons feitos em material sintético têm menor capacidade de isolamento térmico. Mas sendo de muitas camadas, são eficazes para baixas temperaturas. Eles também são leves e fáceis de lavar, ou seja, são itens práticos. Geralmente, o material utilizado é a manta siliconada, feita de poliéster, com propriedade antialérgica.

Estilo

Outra qualidade a se considerar na compra de um edredom, é seu valor estético, pois além de sua funcionalidade como agasalho, ele também é uma peça decorativa. Você pode escolher um de cor neutra ou com cores vibrantes que chamem atenção para a cama. Você também pode optar por modelos com acabamentos especiais, com texturas e estampas. Há no mercado opções dupla-face, que são peças versáteis, pois permitem duas combinações. Escolha um modelo que combine com sua personalidade e o estilo do seu quarto.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies