Como garantir um espaço de trabalho seguro aos colaboradores?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Confira algumas dicas básicas para garantir a limpeza e uma melhor segurança no ambiente de trabalho.

A pandemia alterou consideravelmente o modo de viver e de trabalhar para boa parte da população mundial em um curto período. A necessidade de distanciamento social, uma lavagem mais frequente das mãos e a necessidade de máscaras de proteção facial a cada vez que sair de casa em ocasiões essenciais são apenas alguns exemplos disso.

Por isso, se você deseja fazer do seu espaço de trabalho um local com menos riscos de contaminação, é preciso investir em bons EPIs e equipamentos, garantir maior espaço entre cada funcionário e disponibilizar álcool em gel para todas as pessoas que circulam no ambiente.

Documento com orientações

Antes de retomar o trabalho presencial, é essencial produzir um documento oficial da empresa que estabelece quais serão as regras essenciais para evitar a disseminação de doenças. Isso ajuda a esclarecer possíveis dúvidas que as pessoas tenham sobre o tema e de que forma a convivência no espaço deve se dar.

Como se trata de um acontecimento novo, é preciso esclarecer bem as regras que devem ser obedecidas por funcionários e colaboradores e dar mais informações sobre a importância de cada uma delas para garantir um espaço de trabalho adequado.

Este material deve ser distribuído antes do retorno às atividades presenciais — por e-mail ou pelo canal de comunicação interna da empresa. Também é importante que cada equipe tenha uma reunião remota com o(a) seu(sua) gestor(a) para esclarecer a nova rotina.

Turnos alterados

Outra medida eficiente para evitar aglomerações e garantir mais espaço físico para cada funcionário trabalhar é a organização de turnos alternados de trabalho. Independente de qual seja o espaço (escritório, estabelecimento comercial ou fábrica), ter todos os funcionários atuando simultaneamente em um mesmo espaço oferece riscos.

Por isso, a adoção de turnos alternados está sendo cada vez mais adotada pelas empresas, de modo a dividir os profissionais por turnos diferentes ou mesmo em dias da semana distintos. Para a primeira opção, uma equipe reduzida trabalha de manhã, o ambiente deve ser higienizado no intervalo e outra equipe menor atua no período da tarde.

Na segunda opção, uma equipe reduzida vai à empresa em um dia, enquanto outra faz home office. No dia seguinte, as equipes são invertidas. É importante lembrar que permanecer em home office durante todo o tempo é a medida mais indicada para preservar a saúde de todos, além de reduzir os custos da empresa (como eletricidade, água, entre outros).

Garantir EPIs

Outra medida essencial é garantir equipamentos de proteção individual (EPIs) para cada funcionário. Esses equipamentos já eram bastante conhecidos por profissionais de alguns segmentos (como o da construção civil) e envolvem artigos como botas, luvas e capacetes. Em função da pandemia, máscaras e escudos de proteção facial (os chamados face shields) se tornaram item obrigatório em qualquer espaço de trabalho.

É importante oferecer esses equipamentos individualmente e fiscalizar para que não haja o compartilhamento desses itens, já que isso pode facilitar a transmissão de doenças infecciosas.

Intensificar a higienização

Outra medida simples e eficiente é caprichar bastante na higienização de todos os espaços (tanto os abertos ao público como os restritos aos funcionários). Para isso, é preciso higienizar todas as superfícies (desde móveis até o chão) com álcool, tendo atenção às maçanetas, corrimões, mesas, banheiros e locais que são compartilhados ou tocados por muitas pessoas.

Além disso, é importante deixar os ambientes bastante arejados, com janelas abertas e, sempre que possível, permitindo a entrada de luz solar. Com a disseminação da Covid-19, o álcool em gel se tornou um item essencial. Por isso, é necessário espalhar recipientes contendo este produto em diferentes áreas da empresa de modo a facilitar a higienização das mãos e servir como um lembrete da necessidade de realizar esse procedimento simples.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies