Secretaria da Agricultura realiza vigilância ativa em granjas de Formigueiro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Técnicos da Regional de Santa Maria da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) estiveram realizando vigilância ativa de aves no município de Formigueiro no dia 26 de maio, visitando duas granjas, sendo uma selecionada para coleta de amostras. O objetivo desse trabalho é monitorar a presença de dois vírus muito importantes e que podem trazer grandes prejuízos para a avicultura: a Influenza Aviária e a Doença de NewCastle.

A atividade faz parte das ações do Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA), que está coletando amostras em diversas granjas em todo o Estado. Conforme o fiscal estadual agropecuário Emerson Cassol, a propriedade selecionada em Formigueiro foi uma granja de postura, sendo coletado material de galinhas de descarte através de swab (espécie de cotonete) da traqueia e da cloaca. “Todo o material coletado é enviado para o PESA em Porto Alegre e encaminhado para laboratório para detectar se existe a circulação dos vírus no Rio Grande do Sul”, explica.

O principal objetivo desse trabalho, além de ter controle de doenças que são zoonoses (transmissíveis ao ser humano), é evitar os prejuízos econômicos que o surgimento de casos dessas doenças poderiam trazer. Hoje o Brasil e o Rio Grande do Sul são considerados livres de NewCastle e Influenza Aviária e o país está entre os maiores exportadores mundiais de carne de frango. “Casos dessas doenças poderiam levar à barreiras sanitárias impostas por outros países, cancelando exportações e trazendo grandes prejuízos financeiros”, salienta Cassol.

Além do fiscal Emerson Cassol, também estiveram presentes na ação o fiscal estadual agropecuário Rômulo Depner, o médico veterinário responsável técnico pela granja, Leandro Magon, e o professor de doenças das aves da Universidade Federal de Santa Maria, Helton Fernandes dos Santos.

Texto: Ana Lúcia Miranda/SEAPDR Regional Santa Maria
Foto: Rômulo Depner

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies