Distribuição de sementes para comunidades quilombolas e indígenas começa em julho

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Trinta mil quilos de sementes de milho e feijão para serem distribuídas para todo o Rio Grande do Sul para comunidades indígenas e quilombolas. Servidores do Departamento de Desenvolvimento Agrário, Pesqueiro, Aquícola, Indígenas e Quilombolas (DDAPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) estão no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, fazendo a separação destas sementes para envio para os escritórios municipais da Emater/Ascar em todo o estado. Um trabalho que começou em maio e deve ir até meados de julho.

“É a primeira vez que o Departamento faz diretamente este trabalho, contando com o apoio fundamental da Emater/Ascar na ponta para fazer a distribuição das sementes e o acompanhamento técnico deste plantio junto às comunidades”, destaca Marlon Arenhardt, Analista Agropecuário e Florestal do DDAPA.

São 3812 famílias, entre indígenas e quilombolas, em 49 municípios, que vão receber estas sementes entre julho e agosto, antes do início do plantio. Em algumas comunidades, a Emater/Ascar já recebeu as sementes para a distribuição no próximo mês, como as aldeias indígenas de Porto Alegre, índios e quilombolas de Cachoeira do Sul e Caçapava do Sul, quilombolas de Encruzilhada do Sul, Rio Pardo, Vale Verde, Piratini, Rosário do Sul, Santana do Livramento e Alegrete.

Os recursos investidos foram de R$ 258.013,14, do orçamento do Estado, e a compra foi feita através de licitação.

“As sementes de milho e feijão tem um forte componente de segurança alimentar e nutricional para estas comunidades, que fazem este cultivo em pequenas áreas e dali tiram parte do seu sustento”, destaca Maurício Neuhaus, diretor do DDAPA da Secretaria da Agricultura.

Atualmente, existem no Rio Grande do Sul 126 aldeias indígenas em 57 municípios e 126 comunidades quilombolas rurais com cerca de 4 mil famílias, localizadas principalmente na zona sul do estado.

Maria Alice Lussani/Ascom SEAPDR

imagem feijão/FERNANDO DIAS – SEAPDR

imagens carregamento – DIVULGAÇÃO SEAPDR

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies