Os produtos voltados para a pele se diversificaram nos últimos anos e hoje existem inúmeras opções de ingredientes e combinações. Um deles é a niacinamida, vitamina que pode ser combinada com outros produtos voltados para a pele.
Os cuidados com a pele sempre movimentaram o mercado da beleza. Também conhecidos como “práticas de skin care”, esses cuidados prescrevem a melhor forma para cuidar da sua pele, mantê-la limpa e com mais firmeza.
Nos últimos anos o mercado dos produtos voltados para as práticas de skin care cresceu e se diversificou muito, além de incorporar novos ingredientes potentes cujos efeitos acabaram de ser revelados pela ciência.
Se você mantém os cuidados para tratar a pele e gosta de ficar antenado nas últimas novidades nessa área, conheça mais sobre a niacinamida e porque ela está conquistando cada vez mais espaço no mundo do skin care!
O que é
A niacinamida é uma vitamina solúvel em água e uma das substâncias mais potentes para garantir uma boa hidratação para a pele, já que aumenta a produção de ceramidas naturais nesse que é considerado o maior órgão do corpo humano.
Essa é uma das principais razões por que a niacinamida pode ser encontrada em inúmeros produtos para a pele, desde cremes hidratantes até tônicos. Outro motivo para isso é que essa vitamina não se degrada com a exposição ao calor ou à luz solar.
A niacinamida ainda pode ser combinada com outros ingredientes bastante encontrados nos dermocosméticos como peptídeos, ácido hialurônico, retinol, entre outros.
Clarear manchas
Outro benefício da niacinamida para a pele é que ela é pode clarear manchas escuras em regiões como o rosto, o que a torna ótima para tratar e prevenir o melasma (condição clínica que se refere ao aparecimento de manchas na pele).
Ela também possui ação antioxidante, protegendo as células humanas de degeneração provocada por radicais livres (moléculas instáveis e altamente reativas geradas por fatores como luz azul (emitida por equipamentos eletrônicos), radiação UVA e UVB, poluição), o que ajuda a prevenir o surgimento de problemas como o câncer de pele, já que estimula o reparo do DNA.
A Niacinamida também estimula a síntese de colágeno na pele. Isso é especialmente à medida que o tempo passa, pois a produção dessa proteína natural decai ao longo dos anos, o que faz a pele perder a firmeza.
Por fim, essa vitamina é ótima para deixar a pele mais iluminada e uniforme, evitando que a pele fique com um tom amarelado que pode ser provocado por uma grande ingestão de açúcar, por exemplo.
Cuidados
A niacinamida pode ser usada em protetores solares, pois é uma ótima opção para evitar impactos negativos provocados pela intensa incidência de luz solar sobre a pele.
Outra possibilidade é colocar essa vitamina em cremes e aplicá-los sobre a pele – mesmo se você tiver a pele um pouco mais sensível. Também é possível combinar a niacinamida com vitamina C, visto que, juntas, potencializam o impacto benéfico das sobre a pele — desde impedir o surgimento de melasmas, combater radicais livres, proteger e reparar DNA, e ainda estimular a produção de colágeno.
Alguns estudos apontam que, quando se aplica cremes de niacinamida na pele durante oito semanas, com concentração a 4%, esses produtos reduzem a pigmentação da pele e não apresentam efeitos colaterais relevantes.
Assim, a niacinamida é uma substância extremamente versátil e tem ótimos efeitos sobre vários tipos de pele. Contudo, é importante consultar um dermatologista para avaliar as particularidades da sua pele e as precauções exigidas por ela.
Também é importante verificar com um(a) profissional dessa área quais são as concentrações mais recomendadas para a sua pele e quais são os cuidados que devem acompanhar a aplicação da niacinamida.
Fonte: Redação