Como limpar sofá de veludo?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

O tecido sofisticado exige cuidados diferenciados para durar mais e não perder seu charme.

O sofá é um dos móveis mais importantes da casa e ganha um toque extra de glamour quando o tecido escolhido é o veludo. Este é considerado ideal para deixar o ambiente aconchegante, além de se encaixar nos mais variados tipos de decoração.

Assim, ao comprar sofá de veludo, você terá que entender como funcionam os cuidados e a limpeza do móvel. Até porque o objetivo é durar por bastante tempo, sem manchas e outras falhas em seus assentos. Veja agora como limpar estofados de veludo.

Aspirador de pó

Para uma limpeza mais básica, o aspirador de pó será seu grande aliado. Como produtos químicos podem estragar o tecido, se a ideia é apenas remover a poeira e sujeiras mais leves, aspire o móvel. Procure manter uma frequência de, em média, uma vez por semana.

Escova de cerdas macias

Além do aspirador de pó, você pode passar uma escova de cerdas macias para remover pelos e sujeiras leves. Faça isso semanalmente, sempre após aspirar o estofado, como um complemento. Caso aposte na limpeza pesada, use a escova por último, após seguir algumas das dicas abaixo.

Água morna e vinagre branco

Essa mistura de 250 ml de vinagre branco com 1 litro de água morna é prática para remover odores, sujeiras leves e deixar o tecido do sofá ainda mais macio. Umedeça um pano na mistura e passe por todo o móvel, mas cuide para não encharcar, pois o veludo não pode ser molhado.

Detergente neutro e água

Duas colheres de sopa de detergente neutro diluídas em 1 litro de água serão suficientes para uma limpeza básica. É uma alternativa prática para quem não deseja usar o vinagre branco e segue a mesma ideia. Umedeça um pano, passe sobre o sofá, no sentido das fibras, e deixe o móvel em local seco e arejado.

Caso note manchas de caneta no tecido, experimente misturar 100 ml de vinagre branco, 1 xícara de água, 1 colher de sopa de detergente neutro e aplique sobre o local. Deixe agir por cerca de cinco minutos e finalize com um pano seco.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é recomendado para tirar manchas, quando usado com outros produtos, ou para remover odores. Tem animais de estimação em casa e o cão ou gato adora dormir no sofá? O bicarbonato vai ajudar a eliminar aquele cheirinho do pet do móvel, como uma lavagem a seco. Basta polvilhar por todo o sofá e esperar meia hora. Depois, aspire para retirar o produto.

Mistura para sofá encardido

Mesmo com os cuidados semanais, dependendo da cor do veludo, é possível lidar com manchas e um estofado encardido. Nesse caso, a mistura de 500 ml de água, 100 ml de vinagre branco, 150 ml de álcool, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de amaciante, terá uma ação poderosa.

Coloque em um pulverizador e passe o produto caseiro em todo o móvel, em seguida, passe a escova de cerdas macias, sempre no sentido das fibras. Cuidado para não molhar o tecido e sempre deixe o sofá em local arejado após a limpeza.

Produtos específicos

Caso não queira se arriscar nas misturas caseiras, há a opção de comprar produtos específicos para limpar o sofá de veludo. Antes de aplicar no tecido, consulte todas as informações do fabricante e siga tudo à risca. Assim, você evita estragar o móvel e o deixa limpinho.

Considere a impermeabilização

Quem tem crianças e pets em casa, além dos cuidados com a limpeza do estofado de veludo, pode considerar também a impermeabilização. O serviço é feito por profissionais e evita danos ao tecido, caso seja molhado. Essa barreira mantém o seu sofá limpo e bonito por mais tempo, aumentando sua durabilidade.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies