4 dicas para você conseguir dar remédios para o seu animal

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Usar o “bolinho” úmido com seu alimento preferido pode ser uma ótima tática na hora de medicar o seu pet.

Vez ou outra o seu pet pode precisar receber medicações via oral, seja para manter a vermifugação em dia ou ainda para tratar algum problema de saúde. O grande problema é como fazer isso, já que a maioria dos animais domésticos, como cães e gatos, tendem a ser bem relutantes na hora de engolir os remédios.

Se você já procurou uma unidade veterinária e sabe que vai precisar dar o remédio por via oral, o próximo passo é descobrir a técnica mais adequada para fazer com que seu cão ou gato engula o medicamento sem dificuldades. É preciso lembrar, porém, que em situações extremas, é indicado inserir manualmente o remédio na boca do animal. Independentemente da forma como você consiga fazer isso, é preciso sempre usar de cuidado e uma dose extra de carinho.

Formatos de remédios

Assim como os medicamentos usados por humanos, os remédios para cães e gatos também têm diferentes formatos, o que pode facilitar (ou não) na hora de medicar o seu pet. Por exemplo: se o remédio é líquido ou se pode ser dissolvido em água ou outro líquido, o uso de uma seringa sem agulha é o método mais prático, já que exige apenas que você aplique a mistura na boca do animal o mais rápido possível. Em alguns casos, é preciso segurá-lo pela boca para impedir que ele cuspa.

Mas muitos dos remédios usados em diferentes tipos de tratamento veterinário aparecem em formato de cápsulas (um invólucro de gelatina que envolve a substância medicamentosa) e drágeas (os famosos comprimidos) que não podem ser dissolvidos. No caso das cápsulas, elas não podem ser sequer abertas. Tendo isso em vista, selecionamos algumas dicas para facilitar o momento de medicar o seu cão ou gato.

Prefira momentos mais tranquilos

A depender da forma como você vai dar o remédio para o seu pet, é super importante que ele esteja calmo e livre de qualquer agitação, já que isso pode dificultar o processo e deixar o animal mais arisco. Além disso, quando terminar de medicá-lo, é interessante oferecer petiscos e brincadeiras de forma que o animal associe esse tipo de situação a algo positivo — afinal de contas, no final de tudo ele será recompensado.

Ofereça o remédio

Essa é uma possibilidade para animais comilões porque eles tendem a engolir o medicamento sem sequer perceber o gosto, que muitas vezes não é nada agradável. O problema é que essa tática funciona com uma minoria e, muitas vezes, acaba sendo rejeitada com a repetição do ato (o cão ou gato tende a perceber o sabor e rejeitá-lo com o passar do tempo).

Misture o remédio na comida

Uma das maneiras mais comuns de dar algum comprimido para o pet é misturá-lo na sua comida. Isso significa colocar o remédio junto à ração do animal. Mais uma vez, a tática costuma funcionar com os mais gulosos, mas os mais espertos tendem a descartar o comprimido.

Nesse caso, você pode criar um “bolinho” com ração umedecida ou um pedaço de carne, frango ou peixe (ou outro alimento que o pet adore comer). Com o sabor da sua comida preferida se sobressaindo, o animal provavelmente vai engolir tudo sem nem perceber a presença do remédio.

Contudo, existem animais extremamente criteriosos que vão, sim, conseguir separar o remédio da comida. A sugestão é macerar o comprimido e mistura-lo em um novo bolinho. Porém, confira na bula se há alguma contraindicação em quebrar ou diluir o medicamento.

Dando o remédio à força

Se nada disso der certo, será preciso forçar o animal a engolir o remédio. Sim, você terá que segurar o animal e abrir sua boca, mas de uma forma que seja segura para os dois lados. No caso de animais de médio a grande porte ou muito ariscos, pode ser um desafio.

Paralise o animal, seja colocando-o entre as pernas ou com ajuda de outra pessoa. Abra a boca do cão ou gato pressionando as laterais da mandíbula. Com a outra mão, segure com os dedos indicador e polegar o comprimido ou cápsula e com o dedo do meio baixe a língua, colocando o remédio no fundo da boca.

Assim que terminar de colocar, feche a boca do animal e faça movimentos leves na sua garganta, induzindo-o a engolir. Você pode assoprar o focinho para acelerar o processo. Solte apenas depois que o pet tiver engolido. Depois, recompense-o.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies