Trinta e oito famílias de agricultores reassentados, oriundas da área indígena da Serrinha, obtiveram nesta sexta-feira (18) a titulação definitiva de suas terras no reassentamento PE Novo Horizonte, em Chiapetta. O ato de entrega das escrituras foi realizado pela secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti.
“Por ser desta região, conheço a realidade do produtor daqui e hoje, como secretária da Agricultura, me alegra ver cada agricultor regularizando sua situação, conquistando o título definitivo de suas áreas e dando um ponto final a processos que muitas vezes demoram para se resolver”, destacou a secretária.
A área total do reassentamento PE Novo Horizonte é de 724 hectares e abriga 46 famílias. Os reassentados praticam a agricultura familiar e de subsistência, e os principais produtos cultivados nessas propriedades são milho, trigo e soja, além do cultivo da aveia, mandioca, feijão e hortaliças. Os agricultores também desenvolvem outras atividades, como a bovinocultura de corte, bovinocultura leiteira e piscicultura.
O agricultor e técnico agrícola Janávio dos Santos Ferreira, de 42 anos, aguarda desde 2004 pela titulação. “Essa caminhada foi longa, nosso reassentamento iniciou em 2000. Como integrante da Emater, caminhamos junto com a comunidade”, destacou. O produtor Rudimar Montanha, de 50 anos, está no reassentamento desde o início e comemorou a titulação. “É com muita honra que estamos recebendo a titulação, depois de 20 anos de espera. É um direito nosso, de ter um documento para ter um registro e ser proprietário. Sem registro, a gente não é dono”, celebrou.
Fotos: Evandro Oliveira
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural