Grande parte dos transtornos mentais surge na adolescência

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Um estudo recente realizado pelo hospital universitário Clínic de Barcelona, na Espanha, apontou que uma grande parte dos transtornos mentais que acometem adultos de várias idades surge durante a adolescência, mais especificamente aos 14 anos – faixa etária em que o cérebro está passando por mudanças importantes em seu amadurecimento.

O levantamento publicado na revista Molecular Psychiatry analisou dezenas de pesquisas epidemiológicas com relatos de mais de 700 mil pessoas dos cinco continentes. Como conclusão, os pesquisadores descobriram que os 17 transtornos mentais investigados no estudo apareceram antes dos 35 anos nas pessoas.

Alguns problemas de saúde mental foram destacados na pesquisa, como a ansiedade, ou transtorno de ansiedade generalizada, que geralmente surge aos 13 anos de idade; a anorexia, distúrbio alimentar que costuma surgir aos 17 anos; e a depressão, que aparece aos 30.

Como surge um transtorno mental

Atualmente, especialistas e profissionais da saúde mental consideram que um transtorno acaba surgindo a partir de alguns fatores, que podem ser:

  • Genéticos
  • Biológicos
  • Psicológicos
  • Ambientais (fatores socioculturais)

Assim, diante das novas descobertas, o estudo espanhol reforça a importância dos cuidados com a saúde mental das crianças e adolescentes, como forma de prevenir e até evitar a ocorrência desses quadros na vida adulta. Lembrando que os transtornos mentais são uma das principais causas de incapacidade entre todas as doenças.

Se fossemos capazes de detectar a tempo qualquer mudança que indique um possível transtorno mental, talvez poderíamos corrigi-la para que o cérebro amadurecesse de uma forma saudável, prevenindo o surgimento de um transtorno?, afirmou Joaquim Raduà, chefe do grupo de investigação por trás do estudo.

Escrito por Redação

Fonte: https://www.minhavida.com.br/

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies