Dia C de Cooperar será neste sábado em todo o RS

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Neste sábado (03/07) será celebrado o Dia Internacional das Cooperativas (CoopsDay), reconhecido pelas Nações Unidas, e que terá como tema “Reconstruir melhor juntos”. Aqui no Brasil, desde 2015, o Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) decidiu promover, junto com a data, o Dia de Cooperar, um movimento composto por iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas, em todos os estados brasileiros, e que estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

“A evolução da produção de alimentos no Rio Grande do Sul, um Estado referência para o país, está muito ligada à força do nosso cooperativismo. Mesmo com a pandemia, vimos este segmento se reinventando, gerando desenvolvimento nas comunidades e atendendo a demanda da população por alimentos de qualidade. Neste dia do cooperativismo, temos que exaltar o êxito deste trabalho”, destaca a secretária Silvana Covatti.

Diversas iniciativas pelo estado

Em Porto Alegre, o Sistema Ocergs(Organização Cooperativa do Estado do Rio Grande do Sul) promove neste sábado a entrega de 350 marmitas na comunidade da Lomba do Pinheiro, na zona leste de Porto Alegre. A ação, intitulada “Marmita Coop”, vai ser realizada por um grupo de colaboradores da instituição em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre. “Para este ano, umas das grandes metas do Dia C, programa que celebra o Dia Internacional do Cooperativismo, é estimular as cooperativas a realizarem ações de combate à fome no país, que se agravou por conta da pandemia da Covid-19. O espírito de solidariedade está no DNA do cooperativismo”, afirma o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius.

Em Erechim e região, diversas ações serão realizadas neste sábado para marcar a data, programadas pelo Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai, integrado por 18 cooperativas e entidades, entre elas a Emater/RS-Ascar, conveniada da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) no Programa de Extensão Cooperativa (PEC – https://www.agricultura.rs.gov.br/cooperativismo). A programação acontecerá com pontos de arrecadação de alimentos na Praça da Bandeira e em espaços localizados em diversos supermercados e cooperativas de Erechim. Os alimentos arrecadados serão repassados para o Sesc Mesa Brasil.

A ação envolverá cooperativas de diversos ramos, como da agropecuária, crédito, saúde, transporte, consumo, infraestrutura e trabalho, entre outras. O extensionista da Emater/RS-Ascar e coordenador da Unidade de Cooperativismo de Erechim, Jhonatan Munaretto Imlau, lembra que no ano passado foram arrecadadas mais de sete toneladas de alimentos. “Foi mais uma ação para ajudar as pessoas no momento de pandemia, em que muitas dessas pessoas foram também afetadas pela economia”, observou Imlau.

Já em São Sepé e municípios vizinhos, a ação “Cooperação em Dobro”, da Cooperativa Tritícola Sepeense (Cotrisel) em parceria com o Sicredi, ocorre na próxima semana. Ela tem por objetivo viabilizar a arrecadação de alimentos para as comunidades onde as unidades, de ambas cooperativas, estão inseridas. De 03 a 10 de julho, a doação física de alimentos pode ser feita nas unidades Cotrisel de São Sepé, Restinga Seca, Formigueiro, Vila Nova do Sul e São Pedro do Sul, além dos supermercados da Cotrisel e agências do Sicredi. Com um detalhe: para cada quilo de alimento arrecadado nesta semana nos postos de coleta da sua região, a Cotrisel e o Sicredi farão a doação de outro quilo, dessa forma cada cooperativa irá dobrar o impacto da ação.

Números de cooperativismo

O movimento cooperativo engloba 1,2 bilhão de cooperados e 3 milhões de cooperativas no mundo. De acordo com a OCB, o modelo cooperativista reúne 15,5 milhões de cooperados distribuídos em 5,3 mil cooperativas no Brasil, que geram mais de 427 mil empregos diretos gerados no país.

No Rio Grande do Sul, são 455 cooperativas que reúnem mais de 3 milhões de associados. O setor emprega 68,3 mil pessoas e gerou em 2020 R$ 2,9 bilhões em sobras apuradas (resultados compartilhados com os associados), o que representa uma expansão de 121,98% nos últimos cinco anos.

Veja aqui os dados completos do relatório Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021, ano base 2020.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSAAssessoria de Comunicação Social
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies