Laser vaginal na maturidade: como funciona e benefícios

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Ao longo dos anos, todas as mulheres passam por modificações no corpo devido às oscilações hormonais do envelhecimento. A queda do estrogênio, por exemplo, gera alterações durante a perimenopausa até à menopausa e também em situações clínicas como menopausa precoce, aleitamento materno, pós-parto, tratamento de câncer de mama e miomatose uterina (tumores benignos no útero).

Esta falência hormonal afeta as fibras de colágeno do trato genital, causando afinamento da musculatura, flacidez na vulva, diminuição da lubrificação, perda da elasticidade vaginal, perda da sensibilidade e do prazer aos estímulos sexuais.

Também há aumento de flatos vaginais no ato sexual, dores durante a relação, urgência para urinar, incontinência, infecções urinárias de repetição, alterações do pH vaginal e corrimentos de repetição.

Estudos apontam que entre 80 e 90% das mulheres sofrem com um ou vários sintomas da pós-menopausa. Infelizmente, seja por falta de informação ou até por constrangimento, muitas mulheres não buscam tratamento, comprometendo a parte funcional e sexual e, consequentemente, a qualidade de vida.

Laser vaginal como opção

Uma opção para mulheres que buscam restaurar tanto a aparência quanto lidar com a questão fisiológica da genitália é o laser vaginal.

Trata-se de um procedimento não cirúrgico, que pode ajudar principalmente as mulheres que sofrem com a síndrome urogenital da menopausa, problema justamente relacionado à deficiência do hormônio estrogênio nesse momento, ou aquelas que não podem realizar terapia de reposição hormonal.

A procura pelo procedimento acontece também em pós-parto e pós-bariátrica.

Como funciona o laser vaginal

O laser vaginal estimula a produção de novas fibras de colágeno, promovendo mais hidratação, tônus e vascularização da mucosa vaginal e do assoalho pélvico.

O estímulo é por ablação do calor do aparelho nos tecidos, gerando uma resposta inflamatória e cicatricial local que ativa as células fibroblastos, a produção de colágeno e as moléculas de ácido hialurônico, regenerando a funcionalidade do trato genital e urinário.

Além de rápido, o procedimento gera um desconforto mínimo e tolerável. Em diversos casos, o laser vaginal pode substituir a necessidade do uso de cremes à base de estrogênio, já que muitas mulheres não gostam de passar esse tipo de produto o tempo todo ou até possuem contra indicações para a aplicação.

Duração e custo do tratamento com laser vaginal

Normalmente, são indicadas três sessões com intervalo de um mês entre elas. Quando necessário, é realizada uma nova sessão anual para manutenção. Tudo depende da avaliação do ginecologista especializado, do organismo de cada mulher e do grau da queixa.

Em relação ao custo, pode variar de acordo com a clínica e o médico, mas, geralmente, cada sessão fica entre R$1.500 a R$2.500.

Escrito por Fernanda TorrasGinecologia e Obstetrícia – CRM 130.332/SP

Fonte: https://www.minhavida.com.br/

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies