8 alimentos para você ganhar massa muscular

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Lista integra alimentos fáceis de serem encontrados e que não pesam no bolso

Quem pratica qualquer tipo de treino sabe da importância que a alimentação tem nos resultados obtidos dia após dia. Principalmente para quem busca aumento da massa muscular, atrelar nutrição com uma boa rotina de exercícios é a chave para manter um corpo bonito, forte e saudável de forma equilibrada.

Embora sempre seja recomendado consultar um nutricionista que monte uma dieta adequada para o seu biotipo e rotina de treino, é possível inserir alguns alimentos na dieta por conta própria. Aqui vamos listar 8 desses alimentos e apresentar dicas de como eles podem ser consumidos para te ajudar no ganho de massa muscular. Segue com a gente!

Como acontece o aumento de massa muscular?

Antes de saber quais alimentos ajudam na ganha de massa, é necessário saber como isso acontece. De forma resumida, o ganho de massa se dá pela tríade: estímulo ou treino; alimentação ou nutrição e descanso.

Todo treino que tem como objetivo o aumento da massa gera estresse no músculo, ou seja, o tecido é forçado até um ponto (máximo de peso X número de repetições), e em seguida passa por um processo de regeneração (alimentação e descanso).

Conforme o músculo absorve os nutrientes e se regenera com auxílio dos hormônios (principalmente pelo sono), ele aumenta de tamanho.

Alimentos que ajudam no ganho de massa muscular

Conhecendo o processo que o tecido muscular passa para aumentar de tamanho, agora é hora de saber quais alimentos atuam de forma positiva no ganho de massa, de forma saudável. Alguns deles, como o leite e o amendoim, podem ser consumidos com suplementos alimentares indicados por nutricionistas, aumentando os resultados.

1.   Ovos

Os ovos são alimentos conhecidos por nutricionistas como proteínas super saudáveis. Eles possuem vitaminas do complexo B, que ajudam o organismo de diversas formas, inclusive na regeneração muscular.

Para consumir ovos sem sair da dieta, o ideal é prepará-los cozidos ou fritos em frigideira sem óleo. Caso não seja possível fazer sem óleo, deve-se usar apenas um fio de azeite extra virgem.

2.   Carnes magras

As carnes magras são extremamente ricas em proteínas e, por não conterem grandes quantidades de gorduras, são super recomendadas para quem segue à risca a dieta durante os treinos. Carnes como coxão mole e filé mignon são as mais indicadas.

Para os veganos, é possível encontrar carnes vegetais com 0% de gordura e altíssimas quantidade de proteínas e vitaminas, que auxiliam no crescimento dos músculos e mantêm o corpo nutrido da forma correta.

3.   Queijo cottage

Os queijos são ótimos alimentos para quem quer ganhar massa muscular, mas é necessário prestar atenção na quantidade de calorias. O queijo cottage possui em média 30 gramas de proteínas, podendo ser consumido antes e principalmente após o treino.

4.   Feijão

Não é segredo para nenhum brasileiro que o feijão é um alimento saboroso e nutritivo. Para as pessoas que querem ganhar músculos, o feijão é um excelente aliado, pois contém alto teor de ferro e proteínas, podendo ser consumido nas refeições, com arroz integral e carnes magras, ou na sobremesa, em sorvetes,

5.   Grão de bico

O grão de bico é super rico em nutrientes e é bastante versátil. Ele pode servir de base para receitas de patês e cremes, deixando a dieta menos monótona. Ele é rico em fibras e proteínas, que trabalham em conjunto na formação dos novos tecidos musculares.

6.   Amendoim

O amendoim é um alimento conhecido pela sua quantidade calórica, mas, se consumido da forma correta, ajuda muito no crescimento muscular. Ele é rico em vitamina B e proteínas, além de antioxidantes que agem na recuperação do tecido muscular após o treino.

7.   Abacate

É um alimento rico em gorduras boas e é indicado principalmente para quem costuma treinar durante a noite. Duas colheres de sopa de abacate puro antes de dormir fazem com que o corpo use a gordura como fonte de energia para o crescimento muscular.

8.   Leite

Rico em proteínas e cálcio, o leite, preferencialmente desnatado, é uma ótima fonte de energia para antes e depois do treino. Pode ser consumido com suplementos, frutas e outros alimentos que ajudam na regeneração muscular e na manutenção das fibras.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies