Como montar uma sala de espera para escritórios e clínicas?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Como o espaço visa entreter quem aguarda atendimento, é preciso apostar em itens que deixem o ambiente aconchegante.

Enquanto aguardam para serem atendidos, clientes e pacientes gostam de se sentir bem-vindos e confortáveis. A recepção e a sala de espera precisam ser um ambiente acolhedor, que ajudem a pessoa a se desligar um pouco da situação.

No caso dos consultórios, a montagem do espaço precisa ser ainda mais cuidadosa, sobretudo se existirem crianças a serem atendidas. Cadeiras são uma opção interessante, mas um sofá, de um ou dois lugares, também combina com o local. Confira agora dicas que vão te auxiliar a montar a sala de espera perfeita para o seu escritório ou consultório.

Fluxo de pessoas

O primeiro fator a ser analisado na montagem de uma sala de espera é o fluxo de pessoas da sua empresa. A ideia é oferecer conforto, com locais para sentar e aguardar. A ideia é não deixar ninguém em pé. Além disso, vale observar o espaço disponível. Salas pequenas não acomodam muitos móveis e precisam permitir a passagem de todos. Assim, lembre-se de conciliar o fluxo também com a sua agenda.

Sofás e cadeiras     

Como serão os assentos da sala de espera? O paciente vai aguardar pouco tempo? Cadeiras plásticas são eficientes e mais fáceis de limpar. Agora, se a pessoa precisa passar mais tempo ali (inclua casos nos quais o acompanhante não entra junto na consulta), aposte em modelos mais confortáveis.

Os sofás e poltronas combinam bastante com consultórios de psicologia ou salas de espera de advogados, dando um toque de elegância. Aposte em tons neutros e deixe esses móveis acompanhados por cadeiras.

Mesa de centro

A mesa de centro cumpre duas funções nesse espaço: oferecer entretenimento, com gibis, livros e revistas; e fazer propaganda. Você pode aproveitar para divulgar parceiros e seus serviços. Além disso, no caso dos consultórios, também é um bom local para deixar informativos sobre doenças e vacinas. Enquanto aguarda ser atendida, a pessoa pega o folheto e obtém mais informações sobre os assuntos.

Entretenimento para todos

Por mais que o smartphone seja um fiel companheiro, ficar parado aguardando o atendimento pode ser bastante entediante. Assim, você precisa ter fontes de entretenimento na sala de espera.

Além dos livros e revistas na mesa de centro, aposte em uma televisão. Você pode deixar na programação tradicional das emissoras ou colocar algum filme. O mais importante é que as pessoas não sintam o tempo passar enquanto aguardam sua vez.

Café e água

Ao chegar no consultório ou escritório, é normal ir imediatamente pegar um café ou água. Tem bastante espaço? Uma máquina de café expresso é muito bem-vinda, mas, se o local é pequeno, coloque apenas uma garrafa térmica e reponha a bebida. Para a água, um bebedouro deve ser suficiente. Deixe copos descartáveis à disposição para que todos se sirvam à vontade. Em alguns casos, além das bebidas, vale a pena incluir balas e biscoitinhos.

Cores que acalmam

As cores das paredes e dos móveis também fazem diferença. Apesar de seguirem um estilo de decoração, procure escolher tons mais delicados, que transmitam paz e tranquilidade. Marrom, cinza e bege são neutros e boas escolhas para esses locais, principalmente os consultórios. Se o médico ou dentista atende crianças, uma das paredes pode ter adesivos e desenhos, inclusive indicando o “cantinho da brincadeira”.

Detalhes que dão vida

Para deixar a sala de espera mais aconchegante, alguns detalhes fazem a diferença. Coloque vasos de flores nas mesas de centro ou nos cantos, perto das cadeiras e sofás. Para evitar crises alérgicas de quem está por ali, prefira as versões de plástico.

Além disso, é válido colocar quadros nas paredes e tapete no piso, pois este ajuda a deixar a temperatura mais agradável. Entretanto, lembre-se que ele deve ser antiderrapante. Um aquário também se encaixa bem, mas apenas se houver mais espaço disponível.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies