Sabia que o tamanho do grão da ração importa para a dieta do cachorro?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Entenda como o tamanho do grão da ração influencia na alimentação do seu cão.

Ao entrar em um pet shop e observar as prateleiras, é possível encontrar os mais variados tamanhos e formatos de ração seca para cachorros.

Há duas fases que requerem uma atenção especial na vida do animal: os primeiros meses e a terceira idade. A saúde fragilizada devido à velhice é uma das principais razões para mudanças na rotina do cão, inclusive na alimentação.

Isso porque, como a ração é responsável por fornecer energia, o ideal é que o bichinho tenha uma dieta completa, com todos os nutrientes que supram suas carências.

Tanto cães filhotes quanto idosos podem enfrentar dificuldades em relação à mastigação e, ao perceberem essa situação, alguns tutores tentam umedecer ou até mesmo cortar os grãos da ração.

Neste artigo, falaremos sobre como o tamanho do grão da ração influencia na dieta do cachorro. Continue lendo e confira!

Grãos da ração

Os grãos da ração para um cachorro adulto geralmente são duros e grandes, já para os filhotes e cães na terceira idade, costumam ser mais maleáveis, justamente para facilitar a mastigação.

Isso significa que o tutor, em vez de se preocupar em umedecer ou cortar os grãos da ração, deve comprar o alimento adequado, conforme a idade de seu bichinho de estimação.

Vale ressaltar que, mais do que facilitar a mastigação, a ração específica influencia diretamente na digestão do animal e diminui as chances de refluxos e vômitos. Além disso, elas também são muito importantes em relação ao reforço nutricional, que contribui positivamente nas diferentes fases da vida do cachorro.

Para os filhotes, por exemplo, é comum que haja uma concentração maior de proteínas, que proporcionam mais energia, aumento da massa muscular e auxiliam na troca de pelos.

Também há cálcio, um tipo de vitamina presente tanto nas rações para cães idosos quanto para filhotes. Para os cachorros da terceira idade, ele auxilia no fortalecimento dos ossos. Para os filhotes, ajuda no desenvolvimento do esqueleto.

Os cães mais velhos também podem ter a necessidade de repor outras substâncias, como o fósforo e o ferro, que fazem parte da composição da ração específica para cães idosos.

Tamanho do grão da ração x porte do cachorro

Fazendo uma analogia, imagine a seguinte situação: quando os pais servem uma refeição para o filho pequeno, normalmente, os alimentos são cortados em pedaços pequenos, não é mesmo?

Isso porque a ideia é facilitar a ingestão da comida pela criança, além de evitar que ela coma grandes pedaços e corra o risco de se engasgar.

Da mesma maneira, os cães de porte pequeno precisam de grãos menores. Um Chihuahua, por exemplo, se sentirá muito mais confortável ingerindo uma ração de tamanho menor, diferente de um animal de grande porte, como o Labrador.

Em suma, o momento da refeição do seu cão é muito mais prazeroso e seguro quando o alimento se encaixa perfeitamente em sua boca.

Além disso, muitos cachorros engolem suas comidas com muita rapidez. Dessa forma, animais de raças menores podem engasgar com grãos muito grandes caso comam com pressa, visto que não trituram o alimento em pedaços menores e próprios para o seu porte.

Já os animais de raças maiores podem ter a garganta obstruída se ingerirem uma quantidade muito grande de ração com grãos pequenos. Portanto, ofereça rações com grãos adequados ao porte do seu cachorro para evitar esses tipos de problemas.

Ração úmida

A ração úmida é uma excelente opção no que diz respeito à alimentação de cães idosos ou filhotes. Por ser muito macia, ela é mastigada com facilidade e costuma ser bem saborosa.

No entanto, caso você queira basear a alimentação do seu amigo completamente em ração úmida, ofereça ao menos três vezes por semana.

Assim como acontece com as rações secas, as úmidas também podem ser encontradas em tipos específicos, para cada fase da vida do cão.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies