Dicas para acertar na instalação do papel de parede

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Com crescimento do interesse pela decoração, revestimento de fácil aplicação é alternativa para mudar ambiente sem obra nem sujeira

Papel de parede tem se tornado forte aliado na decoração (Foto: Cintia Nascimento/Pinterest)

O interesse por reforma e decoração cresceu significativamente nos últimos anos. Com a permanência da quarentena, a casa passou a ser, além de local de descanso, um espaço para explorar a criatividade, tornando as mudanças no ambiente mais frequentes durante este período.

De acordo com a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Konduto, houve um aumento de 23,61% no número de vendas on-line de itens de decoração e móveis. O crescimento do setor fica atrás apenas de calçados, bebidas e artigos esportivos.

Instalar papel de parede em casa tem se tornado uma alternativa para quem deseja repaginar um cômodo ou até mesmo todo o espaço. Atualmente, os papéis de parede possuem as mais variadas versões, estampas e texturas.

Diversidade nos modelos

A pintura é uma das escolhas tradicionais para trazer ao ambiente um ar moderno e inovar na antiga decoração. Entretanto, o método tem concorrido com os papéis de parede, que além de serem de fácil aplicação, causam menos ou nenhuma sujeira na instalação.

Existe no mercado uma vasta variedade de modelos que atendem as necessidades de quem deseja optar por esse tipo de revestimento. Em relação a fixação dos produtos, há opções em adesivos ou com uso de cola. Para os iniciantes, indica-se os papéis adesivados, uma vez que, em caso de má colocação, o ajuste pode ser feito no mesmo momento.

Já os papéis tradicionais exigem maior preparo e materiais específicos para aplicação, como a cola, por exemplo. Além disso, esses produtos costumam ser compostos por celulose, mais frágeis por serem realmente feitos de papel. Nesses casos, é indicado o apoio de um profissional para a instalação do revestimento.

Papéis de parede geométricos trazem modernidade ao ambiente. (Foto: Arkpad/Pinterest)

Como aplicar

Para tornar a aplicação mais fácil, é importante saber a área de cobertura em que o papel de parede será instalado. Também é necessário medir os espaços das janelas, tomadas e interruptores, pois será necessário um recorte específico nas medidas de cada espaço. É indicado ainda, ter 20% a mais de papel para caso surja qualquer imprevisto durante a colocação.

Antes de iniciar a instalação, é necessário preparar a superfície que irá receber o material. Um pano umedecido com água é uma opção para facilitar a aplicação e retirar qualquer sujeira na região. Em casos de paredes desniveladas, é preciso utilizar uma lixa, principalmente nas laterais e pontas.

Caso a parede que irá receber a aplicação tenha desenhos ou uma pintura escura, indica-se aplicar tinta de tom claro antes de colocar o papel, caso ele seja muito fino. A coloração escura na parede pode modificar o tom de papéis de parede com pouca espessura.

Papéis de parede podem ser aplicados em outras superfícies, inclusive no teto. (Foto: Casa Valentina/Pinterest)

Papel de parede certo para cada ambiente

A instalação do papel de parede pode ser feita em todo um cômodo ou em uma só parede. Para quem optar pela aplicação em apenas uma área, escolher a parede certa para a colocação faz toda a diferença. Nesses casos, a indicação é que o material seja aplicado na direção oposta a da janela.

Por exemplo, na sala de estar, o material costuma ser aplicado em apenas um local para destacar detalhes da decoração. O papel de parede para a sala pode ser colorido, floral e ainda geométrico. A escolha da estampa do material depende do estilo desejado.

A escolha do papel de parede para o quarto, também deve ser feita de acordo com o estilo da decoração, tendo atenção ainda que cada estampa e cor podem realçar sensações. Papéis texturizados, como os de tecido ou os que imitam madeira, por exemplo, são indicações para quem deseja decorar um cômodo e ainda trazer a ideia de conforto para o ambiente.

A principal dica para escolher o papel e chegar a uma composição harmônica é definir uma cartela de cores e buscar estilos semelhantes. Assim, os elementos do ambiente podem dialogar entre si.

Uma nova tendência é a colocação do material no teto, uma aposta fora do convencional mas que vem conquistando destaque nos amantes de decoração.

Papéis vinílicos atendem de forma eficaz locais com umidade (Foto: Fiori/Pinterest)

Banheiros e cozinhas, ambientes com umidade e em contato constante com produtos químicos, demandam mais cuidado na hora da escolha e da aplicação dos papéis de parede. Existem opções de produtos resistentes, como os papéis vinílicos, por exemplo.

Além das paredes, os papéis podem ainda ser aplicados em outras superfícies como móveis e bancadas. A criatividade pode auxiliar em novas formas de usar o produto, mas sempre analisando as condições do local para obter uma aplicação eficaz e duradoura.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies