A gravidez é um período repleto de receios e questionamentos desde o positivo no teste caseiro. Uma dúvida comum entre as grávidas é quando o primeiro ultrassom deve ser feito.
Conversamos com especialistas no assunto para responder de vez a essa questão. Confira!
Quando fazer o primeiro ultrassom?
Ao contrário do que muitos pensam, o primeiro ultrassom da gravidez deve ser a ultrassonografia transvaginal.
Depois da suspeita ou confirmação da gravidez, este primeiro ultrassom deve ser feito entre a quarta e sexta semana de gestação.
“O primeiro ultrassom é tão importante quanto um exame de sangue, pois nesse período da gestação é possível verificar o tamanho do saco gestacional, que deve ser de 20 milímetros, e do embrião, que deve ser de quatro milímetros”, explica Luciene Kanashiro, radiologista da Huntington Medicina Reprodutiva.
Segundo ela, esse é um método de fácil acesso e baixo custo para garantir uma gestação saudável desde o início.
Como a ultrassonografia transvaginal é feita
O primeiro ultrassom da gravidez deve ser o transvaginal porque, nessa fase, o embrião ainda é muito pequeno e esse tipo de exame capta imagens melhores da região dos órgãos reprodutivos da mulher, como o canal vaginal, colo uterino, toda a extensão do útero em si e ovários.
É o que explica Gustavo Teles, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana do Grupo Huntington.
No exame, a mulher se deita em posição ginecológica e o médico introduz uma sonda coberta com gel lubrificante dentro do canal vaginal. O gel é usado para facilitar a introdução.
“A função da sonda é emitir ondas sonoras de alta frequência que entram em contato com os órgãos íntimos e retornam para um captador de sinal, permitindo que imagens de alta definição e em tempo real sejam formadas e enviadas para um monitor”, explana o especialista.
Importância do ultrassom precoce
Segundo Tatiana Barbosa Pellegrini, ginecologista, obstetra e especialista em medicina fetal, o primeiro ultrassom ser feito logo no início da gestação é extremamente importante para o bebê. Com ele, é possível:
- Saber se a gravidez está desenvolvendo dentro do útero (gravidez tópica) ou fora do útero (gravidez ectópica)
- Descobrir a quantidade de fetos e sacos gestacionais (gravidez gemelar ou única)
- Datar corretamente a idade gestacional para acompanhar o crescimento do feto adequadamente e prever a data do parto com maior exatidão.
Ou seja, quanto antes o primeiro ultrassom da gravidez é feito, maior será a qualidade do pré-natal.
O que esperar do primeiro ultrassom
Ainda de acordo com a ginecologista e obstetra, dependendo de quando o primeiro ultrassom for feito, é possível diagnosticar diferentes características do feto.
“Na quarta semana de gravidez, é possível observar o saco gestacional. Na semana seguinte, o verificamos já com a vesícula vitelina. Enquanto isso, na sexta semana já é possível ver uma pequena luz piscante, que é o batimento cardíaco do embrião”, conclui a médica.
Escrito por Gabriele Amorim
Redação Minha Vida
Fonte: https://www.minhavida.com.br/