Polícia Federal de Livramento deflagra Operação Exspiravit de combate à evasão de divisas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (22/7) a Operação EXSPIRAVIT, destinada a combater a evasão de divisas por intermédio da fronteira entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. A ação é um desdobramento da Operação Cisplatina, deflagrada em setembro de 2020.
A ação de hoje tem como foco um empresário de Caxias do Sul, suspeito de utilizar contas bancárias de diversas empresas para remeter valores a operadores de evasão de divisas, identificados na Operação Cisplatina.
As análises bancárias demonstraram um volume de, ao menos, R$ 7,7 milhões enviados a esse grupo de operadores, que procedimentalizavam a remessa do dinheiro ao exterior.
Policiais federais cumprem um mandado de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de contas bancárias registradas, da indisponibilização de bens imóveis e do sequestro e arresto de veículos.
As medidas foram expedidas pela 7ª Vara Criminal da Justiça Federal em Porto Alegre, com o fim combater um dos beneficiários de operações de evasões identificadas na fronteira oeste do Rio Grande do Sul.
O empresário investigado se utilizava de empresas em nome de terceiros e de familiares, além de empresas de fachada, para movimentar cifras milionárias destinadas ao exterior.
A alusão a EXSPIRAVIT, que em latim significa fantasma, tem relação justamente com a utilização de empresas inexistentes faticamente para a movimentação de valores.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies