As peças ideais variam dependendo do esporte escolhido. Veja algumas dicas para as principais modalidades.
Alguns acreditam que qualquer roupa velha serve para a hora das atividades físicas. Essa crença só não está completamente errada, porque as roupas velhas costumam ser peças confortáveis, o que é mesmo uma característica fundamental para não atrapalhar o desempenho.
No entanto, o ideal é utilizar roupas apropriadas para cada movimento. É por isso que a primeira coisa que você precisa saber é qual é o esporte que vai praticar naquele momento. O motivo é que nem sempre a melhor roupa para um esporte é indicada para o outro.
Com que roupa eu vou?
Não sabia que existiam roupas ideais para cada prática? Para te ajudar na escolha, fizemos uma lista com algumas das modalidades esportivas mais populares e a melhor peça para cada uma delas.
Caminhada/ corrida
Camisetas e blusas fresquinhas e soltas são boas opções, mas as mulheres devem usar um top esportivo que não deixe o movimento desconfortável para os seios, especialmente se eles são maiores.
Na parte de baixo, legging ou shorts soltinhos são boas opções. Camisetas tecnológicas, que garantem mais respirabilidade e te deixam sempre seco são ótimas ideias, especialmente para as práticas mais pesadas, como os treinos para maratonas.
Ciclismo
Os famosos shorts e calças para ciclistas foram pensados para garantir a compressão que o movimento de pedalar pede. Eles costumam se adequar bem ao formato do corpo e alguns têm até proteção térmica ou acolchoado, que garantem muito mais conforto.
Se o desempenho não é seu objetivo, as mesmas calças e shorts que usa para caminhada e corrida também servem para a prática. Na parte de cima, um top, blusa tecnológica ou camiseta soltinha servem bem.
Academia/ musculação
Para quem gosta mesmo é de malhar, as roupas tecnológicas são ótimas opções, pois foram pensadas para garantir o melhor desempenho e evitar que você fique todo molhado de suor. No entanto, short solto, legging e top ou camiseta também são adequados.
Tênis
A saia short famosa de tênis é perfeita porque deixa o movimento bonito e ainda previne assaduras. No entanto, qualquer short ou calça tipo legging serve para a prática. Camiseta ou top completam o look perfeito.
Yoga
A yoga também é um exercício e tanto, e a roupa que você usa é muito importante para te dar toda a liberdade de movimento que a prática pede. Em geral, calças e camisetas mais largas, que não causem atrito com a pele, são boas escolhas. No entanto, nem sempre.
Posições mais avançadas podem exigir movimentos de distorção e até mesmo que você fique de ponta cabeça. Nesses casos, uma roupa colada ao corpo, como macacão, regata esportiva ou top, é uma escolha melhor. Uma camiseta larga pode te deixar desconfortável, dependendo da posição.
A calça legging também pode ser uma escolha melhor do que a calça soltinha, especialmente na hora dos movimentos mais elaborados.
Que detalhes importam?
Seja qual for a modalidade ou a roupa escolhida, você precisa estar confortável nela. Para isso, é muito importante que as peças não fiquem nem muito apertadas e nem muito largas, o que pode até te colocar em risco, dependendo do movimento.
Também é importante observar se você vai precisar de bolsos e se a peça te dá essa possibilidade. Algumas calças e shorts vêm com bolsos internos, perfeitos para você não ter que sair por aí totalmente desprevenido de grana ou até mesmo para encaixar o celular para ouvir música.
Outro detalhe que faz a diferença é o forro ou o comprimento da roupa, que ajuda a evitar o atrito nas pernas, causa frequente das incômodas alergias e assaduras. No mais, sempre que possível, deixe a tecnologia trabalhar a seu favor.
Fonte: Redação