O que observar ao comprar roupas para praticar esportes?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

As peças ideais variam dependendo do esporte escolhido. Veja algumas dicas para as principais modalidades.

Alguns acreditam que qualquer roupa velha serve para a hora das atividades físicas. Essa crença só não está completamente errada, porque as roupas velhas costumam ser peças confortáveis, o que é mesmo uma característica fundamental para não atrapalhar o desempenho.

No entanto, o ideal é utilizar roupas apropriadas para cada movimento. É por isso que a primeira coisa que você precisa saber é qual é o esporte que vai praticar naquele momento. O motivo é que nem sempre a melhor roupa para um esporte é indicada para o outro.

Com que roupa eu vou?

Não sabia que existiam roupas ideais para cada prática? Para te ajudar na escolha, fizemos uma lista com algumas das modalidades esportivas mais populares e a melhor peça para cada uma delas.

Caminhada/ corrida

Camisetas e blusas fresquinhas e soltas são boas opções, mas as mulheres devem usar um top esportivo que não deixe o movimento desconfortável para os seios, especialmente se eles são maiores.

Na parte de baixo, legging ou shorts soltinhos são boas opções. Camisetas tecnológicas, que garantem mais respirabilidade e te deixam sempre seco são ótimas ideias, especialmente para as práticas mais pesadas, como os treinos para maratonas.

Ciclismo

Os famosos shorts e calças para ciclistas foram pensados para garantir a compressão que o movimento de pedalar pede. Eles costumam se adequar bem ao formato do corpo e alguns têm até proteção térmica ou acolchoado, que garantem muito mais conforto.

Se o desempenho não é seu objetivo, as mesmas calças e shorts que usa para caminhada e corrida também servem para a prática. Na parte de cima, um top, blusa tecnológica ou camiseta soltinha servem bem.

Academia/ musculação

Para quem gosta mesmo é de malhar, as roupas tecnológicas são ótimas opções, pois foram pensadas para garantir o melhor desempenho e evitar que você fique todo molhado de suor. No entanto, short solto, legging e top ou camiseta também são adequados.

Tênis

A saia short famosa de tênis é perfeita porque deixa o movimento bonito e ainda previne assaduras. No entanto, qualquer short ou calça tipo legging serve para a prática. Camiseta ou top completam o look perfeito.

Yoga

A yoga também é um exercício e tanto, e a roupa que você usa é muito importante para te dar toda a liberdade de movimento que a prática pede. Em geral, calças e camisetas mais largas, que não causem atrito com a pele, são boas escolhas. No entanto, nem sempre.

Posições mais avançadas podem exigir movimentos de distorção e até mesmo que você fique de ponta cabeça. Nesses casos, uma roupa colada ao corpo, como macacão, regata esportiva ou top, é uma escolha melhor. Uma camiseta larga pode te deixar desconfortável, dependendo da posição.

A calça legging também pode ser uma escolha melhor do que a calça soltinha, especialmente na hora dos movimentos mais elaborados.

Que detalhes importam?

Seja qual for a modalidade ou a roupa escolhida, você precisa estar confortável nela. Para isso, é muito importante que as peças não fiquem nem muito apertadas e nem muito largas, o que pode até te colocar em risco, dependendo do movimento.

Também é importante observar se você vai precisar de bolsos e se a peça te dá essa possibilidade. Algumas calças e shorts vêm com bolsos internos, perfeitos para você não ter que sair por aí totalmente desprevenido de grana ou até mesmo para encaixar o celular para ouvir música.

Outro detalhe que faz a diferença é o forro ou o comprimento da roupa, que ajuda a evitar o atrito nas pernas, causa frequente das incômodas alergias e assaduras. No mais, sempre que possível, deixe a tecnologia trabalhar a seu favor.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies