Quais as vantagens e desvantagens de comprar apartamento na planta?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Entenda os pontos positivos e negativos de comprar um apartamento na planta antes de tomar essa decisão tão importante

Realizar o sonho de morar em uma casa própria e fugir do aluguel ainda é um dos objetivos mais desejados pelos brasileiros e, para quem planeja adquirir o primeiro imóvel, comprar apartamento na planta pode ser uma ótima opção.

Isso porque investir em um imóvel ainda em fase de construção ou que não começou a ser construído apresenta diversas vantagens. No entanto, antes de tomar essa decisão, é importante ter certeza de que esse tipo de investimento é adequado à sua vida financeira.

O que devo saber antes de comprar um apartamento na planta?

Como mencionamos acima, comprar um imóvel na planta significa que você irá adquirir um apartamento que está sendo construído ou cuja construção ainda nem foi iniciada. Com isso, você precisa analisar sua vida atual e entender se é vantajoso adquirir uma casa que ainda não pode ser vista.

Outro ponto relevante a ser avaliado é o objetivo que você tem para o apartamento: o imóvel é para investimento ou para moradia imediata? Se for para moradia, qual o grau de necessidade que você possui para ocupá-lo? Você paga aluguel? Pode aguardar o tempo de construção do imóvel?

Essas são as principais perguntas que ajudarão você a decidir se, para o seu caso, de fato vale a pena comprar um imóvel na planta.

Vantagens de comprar apartamento na planta

Confira abaixo algumas vantagens de comprar um imóvel ainda na planta, como as condições de pagamento e o tempo para o planejamento financeiro.

Preço atrativo e boas condições de pagamento

Uma das grandes vantagens de adquirir um imóvel na planta é o valor, que pode ser até 20% mais baixo que o preço de um apartamento já pronto. Além disso, os empreendimentos na planta exigem uma entrada bem pequena e as parcelas costumam ser menores que o valor de um aluguel.

Algumas construtoras ainda conseguem parcelar o valor de entrada do apartamento até que as chaves sejam entregues.

Dessa forma, se você não tem pressa para tomar posse do imóvel, pode aguardar o tempo do término da construção e quer gastar menos dinheiro, o valor de um apartamento na planta certamente será mais em conta.

No financiamento na planta, o imóvel é novo

Embora a compra de um imóvel na planta exija a espera pelo término da obra, no final, você receberá um apartamento erguido com materiais novos e a construtora será totalmente responsável pelo imóvel.

Tempo maior para economizar

Os imóveis vendidos na planta costumam ficar prontos em dois anos, o que significa que você terá um tempo maior para se organizar financeiramente e evitar dores de cabeça, pois esse período pode ajudar você a economizar para uma possível reforma do imóvel, se assim você desejar.

Ademais, você também conseguirá planejar o pagamento, pois pagará uma parte pequena do valor na fase de construção e a maior parte somente após receber as chaves.

Desvantagens de comprar um apartamento na planta

Agora que você já conhece as vantagens, veja quais são os pontos negativos de adquirir um imóvel na planta.

Imagem da construtora

Esse é um ponto que deixa muitos consumidores preocupados, pois há construtoras que não entregam tudo aquilo que foi prometido na chamada planta baixa do empreendimento.

Cômodos com revestimentos e dimensões diferentes do que foi anunciado na venda do apartamento e outras irregularidades do tipo podem acontecer, caso você dê o azar de fechar negócio com uma empresa de reputação duvidosa.

Portanto, a fim de evitar surpresas desagradáveis, faça uma pesquisa minuciosa e escolha com cautela a empresa responsável pela construção da propriedade.

Atraso na entrega das chaves

Embora você receba uma previsão de entrega das chaves, há a possibilidade deste prazo não ser cumprido, podendo variar de 6 meses a 3 anos. As condições climáticas do local estão entre os principais motivos do atraso, além de problemas com documentação ou coordenação da obra.

No entanto, apesar de essa situação ser muito desagradável, você poderá tirar proveito dela. Os proprietários que tiverem seus imóveis atrasados no período superior a 6 meses, por lei, deverão ser indenizados por meio de uma multa paga pela construtora.

Mais tempo pagando

Geralmente, a estimativa de tempo pagando o apartamento após a entrega das chaves gira em torno de 12 a 30 anos, o que requer um ponto de atenção, uma vez que os reajustes nesse período podem fazer com que o valor total suba e, ao quitar o imóvel, você poderá ter pago um valor muito maior do que o contratado no início do financiamento.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies