A mineração de Bitcoins como solução para um dos maiores dilemas ambientais do planeta

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Criptomoedas representam oportunidades atraentes para excedentes da indústria petrolífera

O mundo das criptomoedas está cada vez mais focado no clima, principalmente depois das críticas de Elon Musk ao consumo de energia do Bitcoin. Há pouco tempo, a Tesla desistiu da venda de seus veículos por criptomoeda, iluminando ainda mais a discussão sobre o impacto ambiental que a mineração de moedas digitais pode gerar.

As redes de criptoassets funcionam à base de eletricidade e em grande quantidade. Os mineradores de Bitcoins executam computadores que demandam grande consumo de energia para resolver quebra-cabeças complexos, processando novas transações e adicionando à blockchain. Em troca, os mineradores são recompensados ​​com Bitcoins, tanto por taxas de transação, quanto pela cunhagem de novos Bitcoins. O processo de mineração converte efetivamente energia em criptomoeda.

Soluções criativas a partir da mineração do Bitcoin

Por outro lado, um dos grandes desafios da indústria de extração de petróleo é encontrar uma maneira lucrativa de lidar com os gases associados liberados durante o processo. A solução pode estar na mineração de Bitcoin.

E se fosse possível converter o gás natural não utilizado pela indústria de petróleo, no local, em eletricidade que extrai estes ativos digitais? Essa parece ser a grande charada para resolver dois problemas de uma vez só.

Muitas vezes, não é financeiramente viável ou prático para as empresas de petróleo vender esse gás, por isso ele é liberado na atmosfera, causando poluição.As operações de mineração de Bitcoin podem tornar lucrativo o processamento de gás natural, fornecendo uma forma de incentivar as empresas a processá-lo no local e ajudando a reduzir significativamente as emissões na atmosfera.

O processamento dos gases associados envolve altos custos

Considerando que cerca de 150 a 170 bilhões de metros cúbicos de gases naturais são queimados ou liberados a cada ano no planeta, o que equivale a cerca de US$ 30,6 bilhões em GNL, a mineração de Bitcoin vem trazer boas alternativas para um dos grandes problemas de poluição do setor de petróleo, considerando que a infraestrutura necessária para processar gás natural é imensa, de alto custo e manutenção para as petrolíferas.

Um caso de sucesso é mostrado pela companhia petrolífera estatal norueguesa Equinor, que anunciou uma parceria com a americana Crusoe Energy Solutions. Ela é uma das maiores mineradoras dos Estados Unidos, especialista em capturar a energia do gás de combustão em manchas de óleo para reutilizar na mineração do Bitcoin.A adoção deste sistema reduz em até 63% as emissões de CO2 equivalentes à queima de gás. É o mesmo efeito que milhares e milhares de carros a menos nas ruas.

Como isso funciona? Quando as empresas de petróleo fazem suas perfurações, muitas vezes, também encontram gás natural. Só que a maioria dos perfuradores não tem infraestrutura para vender o gás e, portanto, a solução é queimá-lo, criando as chamas distintas acima dos locais de petróleo. É aqui que entra a grande sacada de solução ambiental.

Convertendo energia em criptografia

Empresas como a Crusoe e a EZ Blockchain instalam um sistema de tubulação para desviar o gás natural liberado para os geradores. Eles produzem eletricidade, que é usada para alimentar computadores diretamente no local do petróleo. No fim do dia, aquela indústria de exploração de petróleo, que antes queimava o gás para o nada, agora tem um fluxo de receita incremental.

Mudando o foco de visão para o mercado brasileiro, que enfrenta as reveses dos ciclos de chuva para o abastecimento de suas hidrelétricas – principal componente da matriz energética brasileira – e que tem importantes reservas de energia fóssil como o petróleo, encontrar soluções assim, mais sustentáveis econômica e ambientalmente, pode representar uma nova era de otimismo para os investidores em criptomoedas. É o que o mercado espera ver.

(Crédito: iStock)

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies