Panela de pressão elétrica: como funciona? É boa? Quais cuidados ter?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

A panela de pressão elétrica faz sucesso nas casas brasileiras. Veja como usá-la e quais cuidados você deve ter com esse eletrodoméstico tão prático.

Você gosta daquele sabor especial dos alimentos cozidos na pressão? Talvez esteja na hora de aposentar a panela de pressão tradicional e apostar em uma elétrica.

A panela de pressão elétrica tem muitas vantagens em relação à tradicional: ela é mais segura, utiliza menos água no preparo dos alimentos, é mais fácil de limpar e mantém os alimentos aquecidos para você consumi-los a hora que desejar.

Muitas pessoas, porém, ao se depararem com uma panela de pressão elétrica, se assustam, pois ela não é um eletrodoméstico muito intuitivo. Não se deixe amedrontar pelo design pouco amigável: continue lendo para entender mais sobre esse utensílio que já está se tornando básico na casa de muitos brasileiros.

Como usar a panela de pressão elétrica

O primeiro passo para se adaptar ao uso desse eletrodoméstico é aprender como utilizá-lo, e você verá que é muito mais simples do que parece.

Em primeiro lugar, você deverá checar se sua panela elétrica é analógica ou digital. Na analógica, você define as funções manualmente, enquanto na digital são apresentadas no visor as funções para os tipos de alimentos. Mas não se preocupe, pois ambas são muito práticas e você pode usar o passo a passo abaixo para os dois tipos de panelas.

A panela deve ser aberta e dentro dela devem ser colocados os alimentos e a água. Fique atento às medidas na hora de colocar a água no recipiente para que os alimentos cozinhem de forma uniforme. Feche a tampa da panela corretamente e verifique o pino de pressão. Caso a panela não esteja bem fechada, o alimento não será cozido.

Ajuste o timer de acordo com o tempo necessário para o cozimento daquele alimento. Aqui mora uma das principais vantagens da panela elétrica digital: ela já vem com padrões de tempo pré-definidos para o preparo de determinados alimentos. Já com a panela analógica, você deverá conhecer o tempo ideal de preparo dos alimentos ou usar tempos aproximados de alimentos semelhantes. Em ambos os casos, um livro de receitas é seu melhor amigo para te ajudar a não errar nos primeiros preparos com a sua panela elétrica.

Quando o alimento estiver pronto, a panela irá emitir um alarme sonoro e, após esse sinal, ela entrará em modo de aquecimento, caso não queira que ela entre nesse modo, aperte a tecla “cancela”. Também após esse sinal sonoro, a panela irá destravar a tampa sozinha. Então, é só abri-la e servir a comida.

Cuidados com a sua panela elétrica

Uma panela de pressão elétrica, quando bem cuidada, pode ser sua parceira por muitos anos. Lave logo após o uso para que não acumule restos de alimentos e sujeiras.

As partes removíveis da panela (tampa, bandeja, colher, recipiente interno, copo medidor) e outras peças que não se conectam com a fiação elétrica devem ser lavadas como louças comuns. Use o lado macio da esponja com detergente para tirar toda a sujeira. Evite deixar o recipiente interno de molho ou usar água muito quente na lavagem, pois isso pode danificar a peça.

O corpo principal da panela, aquele que é conectado ao fio de eletricidade, não deve, nunca, ter contato com a água, pois isso irá estragar o eletrodoméstico. O ideal é realizar a limpeza usando um paninho úmido.

O local onde você guarda a panela também é muito importante. Ela deve ser colocada em locais secos e limpos. Por exemplo: sabe aquele armário onde você guarda o liquidificador e a batedeira? Sua panela elétrica pode ser guardada com eles. Nunca coloque a panela, nem mesmo apenas o recipiente interno, na geladeira. Quando guardar sobras de alimentos, retire-os da panela e coloque-os em um pote.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies