Polícia Civil realiza aula inaugural para turma da 3ª edição da Pós-Graduação em Gestão da Investigação Criminal

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

POR KELLY MOTTER/SSP – CARLOS ISMAEL MOREIRA/SSP

Na tarde de sexta-feira (20/8), a Polícia Civil (PC) realizou a abertura da 3ª edição da Pós-Graduação (Lato Sensu) em Gestão da Investigação Criminal da instituição. A aula inaugural, na Academia de Polícia Civil (Acadepol), conduzida pela Chefe de Polícia, Delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, deu boas-vindas a turma de 30 alunos.

O grupo de discentes é composto por dois delegados e 28 agentes (inspetores e escrivães). O curso ocorre por meio da Divisão de Programas de Pós-Graduação (DPPG) da Acadepol e terá carga de 360 horas-aula, mais 20 horas complementares. A duração é de dois anos, sendo os últimos seis meses reservados para a elaboração do trabalho de conclusão de curso.

Nessa aula inaugural, além da apresentação geral do curso, os alunos assistiram à palestra da Chefe de Polícia com o tema “180 anos da Polícia Civil: especialização, inovação e qualificação”. “A qualificação continua do saber e a busca pela excelência devem sempre permear o nosso trabalho enquanto policiais civis, ainda mais em uma Instituição como a nossa, que tem a premissa de ‘não parar’ independentemente de qual seja o desafio”, afirma.

1b
Curso terá a duração de dois anos – Foto: Renan Freitas

O objetivo do curso é desenvolver habilidades para fomentar a qualidade do trabalho investigativo criminal, oportunizando explorar o trabalho da Polícia Civil, as dimensões sociais, culturais, científicas e econômicas que envolvem a Segurança Pública e, ainda, incentivar a produção científica no meio acadêmico.

A Diretora-geral da Acadepol, Delegada Elisangela Melo Reghelin, evidencia a importância da validade da especialização junto ao Ministério da Educação (MEC) para título de qualificação acima do Ensino Superior. “A Acadepol está entre as cinco academias do Brasil com curso de pós-graduação reconhecido pelo MEC. Isto nos coloca em um patamar de Ensino Superior reconhecido no meio acadêmico”, afirma a Delegada.

A solidificação do trabalho produzido na Acadepol também é fruto da produção de artigos publicados na revista científica da PC, a RDPol. Confirma a Diretora da Academia, a produção intelectual ganha ainda mais importância por ser “elaborada pela Polícia Civil e para a Polícia Civil”. Hoje, a versão impressa da revista científica está presente em todas as academias de polícia do Brasil. A Acadepol gaúcha faz parte da rede de pesquisa da Academia Nacional de Polícia, da Polícia Federal.

O Coordenador da Pós-Graduação, Delegado Nedson Ramos de Oliveira, sublinha as alterações curriculares do curso que se inicia em relação às edições anteriores. “O diferencial da 3ª edição é o conteúdo que aborda os crimes rurais, abigeato e contra animais. Os discentes terão também disciplinas que estudam os crimes de roubo/furto de veículo, roubo a banco, extorsão mediante sequestro e investigação de crimes contra a administração”, explicou Oliveira.

Ao longo de todo o período de aulas, serão observadas as normas de prevenção à Covid-19, como distanciamento, disponibilização de álcool em gel e uso obrigatório de máscaras de proteção. Desta forma, as disciplinas serão ministradas de forma presencial na Acadepol em dois dias por semana (sextas e sábados) e serão quinzenais. Excepcionalmente, poderão ser ocorrer aulas remotas.

Fonte: https://www.pc.rs.gov.br/

Foto: Renan Freitas

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies