Como fazer e armazenar polpa de fruta em casa?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Fácil e rápida, a polpa caseira pode ser aproveitada para fazer sucos e outras receitas.

A polpa de frutas é prática para o preparo de sucos, vitaminas e sobremesas. Pode ser comprada pronta ou ser feita em casa, mas é preciso entender como fazer isso do jeito certo. Inclusive, é recomendado guardar a polpa congelada, pois pode durar por mais de três meses no congelador. Por outro lado, a fruta armazenada do modo tradicional pode apodrecer.

Desde frutas cítricas, como o limão para aquela limonada especial, até as mais docinhas, como a manga, podem ser congeladas. O truque está no cuidado com o preparo da polpa. Assim, se você é apaixonado(a) por sucos de frutas, mas quer garantir que não vai perder os alimentos, saiba como fazer e armazenar a polpa. Até porque, mesmo congelada, continua muito nutritiva.

Passo a passo para fazer a polpa

Praticamente todas as frutas podem ser congeladas, a diferença está no tempo de duração da polpa, mesmo guardada em baixas temperaturas no congelador. Ainda assim, alguns cuidados são necessários. O primeiro passo é escolher sempre frutas frescas. Depois, você deve lavá-las, retirar as sementes e picar em pedaços menores. A última etapa é bater tudo no liquidificador.

Como congelar a polpa de fruta

Existem duas opções de congelamento. Você pode guardar em sacos plásticos próprios para isso ou deixar em forminhas de gelo. Esta segunda opção pode ter durabilidade menor e deve ser mantida longe de outros alimentos.

Com o copo do próprio liquidificador, encha os sacos plásticos para polpa de fruta. Em seguida, tire o ar e lacre-os muito bem. Anote a data de congelamento, para usar os mais antigos primeiro. No caso das forminhas, o processo é mais prático. O único cuidado é não enchê-las até a borda e guardar longe das carnes e qualquer alimento. A ideia é evitar que quaisquer odores contaminem a polpa.

Como usar a polpa de frutas

Seja nos pacotinhos ou na forma de gelo, você deve usar toda a polpa ao retirá-la do congelador. Não é indicado congelar novamente, pois a fruta perde suas propriedades e pode estragar. Bateu aquela dúvida do que fazer? Você pode colocar no liquidificador com água (para os sucos) ou com leite (para vitaminas). Inclusive, é válido misturar polpas de sabores diferentes.

Além disso, tortas, pudins e outras sobremesas que usam frutas em seu preparo também podem ser feitas com a polpa. Ou seja, a ideia de mantê-las congeladas pode ajudar muito.

Dúvidas comuns sobre o assunto

Você já viu que fazer e armazenar a polpa de sucos é bastante fácil. No entanto, ainda pode ter algumas dúvidas. Confira quais são as mais comuns:

1.   Pode congelar a fruta inteira?

Frutas cítricas e aquelas que não oxidam com facilidade podem ser congeladas inteiras, no lugar de preparar a polpa. Agora, para as demais, o melhor é bater no liquidificador e congelar.

2.   Pode fazer mix de polpas?

Como cada fruta tem suas propriedades, o mais indicado é congelar separadamente: cada polpa em um saquinho ou forminha. Depois, na hora de preparar o suco, você pode misturá-las.

3.   Pode deixar as frutas de molho?

Antes do preparo da polpa e de seu congelamento não é recomendado deixar as frutas de molho em água. Isso porque elas perdem seus nutrientes e até mesmo o sabor.

4.   Pode usar frutas machucadas?

Frutas passadas ou machucadas não são recomendadas para o preparo da polpa, pois já perderam alguns de seus nutrientes. Opte sempre pelas opções frescas e maduras.

Viu como é fácil congelar a polpa de frutas? Se você toma muitos sucos e vitaminas, acaba de encontrar uma opção para ter sempre disponível o seu sabor preferido e evitar o desperdício de alimentos. Agora, que tal testar o passo a passo com as frutas que tem em casa?

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies