Nós dormimos mais durante o inverno?

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Entenda as razões por trás do sono que sentimos durante o inverno

Sabe aquela vontade de ficar mais tempo na cama durante o inverno? Você sabia que ela não tem nada a ver com preguiça? Esse processo é explicado cientificamente.

Apesar de ser maravilhoso ficar debaixo do edredom quente em dias frios, nessa época do ano sentimos mais sono porque há diminuição da luminosidade e aumento do frio. Quer entender como esse processo funciona? Continue a leitura!

Por que sentimos mais sono durante o inverno?

Segundo especialistas, o responsável por não querermos sair da cama em dias frios é o ciclo do sono-vigília. Esse fator regula o tempo que dormimos e é totalmente influenciado pela luz direta do sol. Porém, no inverno, os dias são mais curtos e as noites mais longas. Isso faz com que tenhamos mais sono, pois o hormônio que regula o sono (melatonina) é produzido durante a noite.

Além disso, na estação mais fria do ano, sentimos preguiça porque nosso metabolismo fica mais acelerado, já que sua intenção é nos aquecer. Porém, o corpo também gasta mais energia. Com isso, nosso apetite também aumenta com o objetivo de repor calorias.

Ainda, muitos profissionais de saúde afirmam que em épocas mais frias as pessoas adquirem hábitos que proporcionam essa vontade de dormir mais. Um exemplo disso é o aumento da ingestão calórica e a redução da prática de atividades físicas.

Dicas para ter uma boa noite de sono

Dormir bem é muito importante para todos os seres humanos. Isso porque é durante esse processo que o corpo realiza as principais funções restauradoras, como a síntese de proteínas, o crescimento muscular e o reparo dos tecidos. Assim, o organismo consegue regular o metabolismo e repor energias — aspectos fundamentais para obter um corpo e uma mente saudáveis.

Portanto, ter uma boa noite de sono é essencial e deve ser prioridade na rotina de todas as pessoas. Conforme profissionais da área da saúde, é recomendado termos em média 8 horas de sono por dia. Você dorme todo esse tempo sem interrupções?

Se deseja ter uma noite de sono restauradora e agradável, separamos algumas dicas para ajudá-lo a dormir bem durante o inverno. Veja a seguir!

Mantenha o ambiente escuro

A melatonina é produzida quando o dia começa a escurecer, por isso, é importante preparar um local mais escuro na hora de dormir. Então, diminuía a exposição à luz durante esse período e evite lâmpadas fortes e telas de celulares e computadores.

Realize atividades relaxantes

Atividades como ler, meditar, escutar uma música calma e pintar contribuem para a indução do sono. Além disso, um banho morno antes de dormir abaixa a temperatura do corpo e ajuda a relaxar para dormir melhor.

Coma alimentos leves no jantar

Além de evitar alimentos estimulantes antes de dormir, como café, açúcar e pimenta, é importante se alimentar com comidas mais leves. Isso inclui pratos com legumes, verduras e alguns tipos de carboidratos. Ao contrário de comidas pesadas e ricas em proteína, eles ajudam a induzir o sono.

Adote horários regulares

Crie o hábito de acordar e ir deitar no mesmo horário para dormir melhor e evitar noites de sono ruins. Faça isso nos finais de semana também e veja uma mudança no seu corpo!

Evite dormir durante o dia

Essa dica é essencial. Sabe aquele cochilo depois do almoço que estende durante horas? Ele tende a prejudicar o sono noturno. Por isso, evite realizá-lo. Contudo, se for necessário para melhorar sua disposição, não durma mais que 30 minutos. 

Crie um local aconchegante para dormir

Ter um quarto em um cômodo que recebe pouco barulho, sem muitas movimentações de animais domésticos e outros fatores que podem prejudicar o sono é muito importante para o sono.

Por isso, crie um ambiente aconchegante para dormir bem. Sabe aquela sensação de entrar no quarto em um dia de inverno, com uma luz suave e ver a cama arrumada com um edredom quentinho que te vai proporcionar um sono gostoso e tranquilo? É isso que devemos buscar.

Então, regule a exposição às luzes, adote bons hábitos antes de dormir, faça refeições leves e tenha uma cama confortável e macia para ter uma boa noite de sono no inverno. Assim, você conseguirá dormir durante a quantidade certa de horas e, como resultado, melhorará sua saúde e sua qualidade de vida.

Fonte: Redação

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