Grandes Campeões mostram o melhor da pecuária gaúcha na Expointer

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Dia de sol no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Dia também do nascimento do primeiro terneiro da Expointer, o Capitão Vet, da raça Simental Fleckvieh, uma homenagem ao dia do médico veterinário. E dia do julgamento da raça que fez sua estreia nesta 44ª edição da feira.

Para o comissário do Parque, médico veterinário Paulo de Souza Coelho, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) “os julgamentos estão transcorrendo dentro do esperado. Estamos tendo oportunidade de vislumbrar ótimos animais, com boa qualidade genética, grandes campeões que estão surgindo, inclusive de outros estados, como é o caso de Santa Catarina”. É um momento importante de troca e de qualificação para expositores, técnicos de associações e criadores, afirma.

Os grandes campeões

Os grandes campeões da raça Murray Grey, que participa pela primeira vez da Expointer com nove animais, foram conhecidos nesta manhã na pista central do Parque.

FOTO – Grande Campeão da raça Murray Grey – Foto: Imagens/Assoc Bras Criadores Murray Grey

O touro Mister James Bond 007 levou o título de Grande Campeão. O reprodutor, de 1180 quilos, nascido no Uruguai e importado para o Brasil, pertence à Cabanha Guarita, de Luiz Carlos Ardenghy Sobrinho, de Palmeira das Missões. A fêmea Grande Campeã é Silver 014, tatuagem 25, 720kg e também pertence ao criatório de Palmeira das Missões, que foi pioneiro da raça no Brasil, em 2013.

“Todos os animais são selecionados e muito bem trabalhados, mereceram a premiação. Além disso, são muito bonitos, foi justamente a cor clara do pelo que me chamou a atenção, quando eu vi de longe, na Argentina. Sou um admirador deles”, comemora Ardenghy, que investe na multiplicação do rebanho da propriedade, no Noroeste gaúcho.

FOTO ULTRABLACK – Grande Campeão Ultrablack – Foto: Eduardo Rocha/Associação Brasileira de Angus

Outra raça que faz estreia na Expointer no julgamento dos animais de argola é o Ultrablack. A Fazenda Quatro Linhas, de Guaíba, levou para casa os grandes títulos da exposição. A propriedade, comandada por Luiz Antonio Venker Menezes, conquistou o grande campeonato nos machos com o reprodutor 4 Linhas 23 e os títulos de grande campeã com a matriz 4 Linhas 04 Palestra e de reservada de grande campeã com o animal 4 Linhas Dama 33.

“A conquista no Ultrablack tem um gostinho especial, porque a gente está começando junto com a raça. Ter esse resultado na primeira exposição para nós é muito importante”, afirmou Álvaro Dumoncel, da Quatro Linhas.

FOTO CHAROLÊS – A raça Charolesa tem a maior representação entre os bovinos de corte na Expointer – Foto: Fernando Dias/Seapdr

A raça Charolês, que aumentou 24,19% sua participação em relação a 2019, com 77 animais, já tem os seus campeões. O touro Pelican é o grande campeão e a vaca JB Odile, é a grande campeã, ambos da cabanha Charolês Figueira, de Arambaré.

“Julgamentos encerrados com muitos criadores acompanhando e animais uniformes, com excelente padrão, destacando-se a Suprema Grande Campeã. E nós tivemos neste ano muitas consultas e interesse para agendar visitas e compra de animais nas propriedades. A Expointer é uma vitrine’, afirma o Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Charolês, Cesar Adams Cezar.

FOTO BRAFORD – Grande Campeão Braford – Foto: imagens/ABHB

A raça Braford participa da Expointer com um animal a menos do que o Charolês, 76 exemplares.

O prêmio de Grande Campeão Braford foi o exemplar TEH0412, da Cabanha Vacacaí, de São Gabriel, que é tri campeã da Expointer na raça Braford. “Para mim é muito gratificante e emocionante, por todo o ano complicado que vivemos. Eu sigo os passos do meu pai e tenho um amor por isso por tudo que ele me passou”, conta Raul Southal, proprietário da Cabanha.E a grande Campeã foi para Carcavio 38, TE56, da Estância Carcavio de Livramento.

“A Expointer foi muito promissora e atingimos o ponto em que a gente gostaria. Um expressivo número de animais inscritos, qualidade tanto das raças Hereford quanto Braford em evolução, moderados em seus tamanhos, animais muito produtivos, adequados aos ambientes de produção, com muito manto carniceiro. O que dá uma tranquilidade de que os produtores estão no caminho certo”, avalia Eduardo Soares, Presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).

FOTO ANGUS – Grande campeão raça Angus – Foto: Eduardo Rocha/Associação Brasileira de Angus

Com a reabertura do trânsito de animais com o Rio Grande do Sul, Santa Catarina voltou à Expointer e arrematou os grandes campeonatos da raça Angus. A Cabanha Floripana, de Urupema (SC), está levando para casa os títulos de grande campeão com o touro sênior Floripana 398 Bismarck e de grande campeã com a vaquilhona Floripana Florença TEI409 Bismarck TEI.

A cabanha foi a única propriedade de Santa Catarina com animais Angus no Parque Assis Brasil. “Depois desse tempo, quando não se podia vir com animais e retornar ao nosso Estado, conseguimos esse êxito que é fruto de um grande trabalho nosso”, afirmou o criador Oreste Melo Júnior.

Nascimento na Expointer

Na raça Simental-Fleckvieh, com 70 animais, a maior participação entre os bovinos mistos, os prêmios de grande campeão e campeã e os reservados, foram para a Fazenda Santa Terezinha, de Jaquirana.

FOTO 1º TERNEIRO EXPOINTER – Terneiro Capitão Vet, da raça Simental Fleckvieh, é o primeiro nascido na Expointer deste ano – Foto: Fernando Dias/Seapdr

E hoje, a surpresa. O nascimento do primeiro terneiro da Expointer, Capitão Vet, às 8h45min, da raça Simental-Fleckvieh. O nome é uma homenagem da Fazenda Terezinha, de Jaquirana, a todos os médicos veterinários. A mãe é a FST Audrey Over A4, de 30 meses, Campeã Vaca Jovem da Exposição.

“É uma lembrança e uma homenagem da Fazenda Santa Terezinha a todos os médicos-veterinários que são fundamentais na promoção e na preservação da saúde dos animais, além de assegurar a produtividade dos rebanhos”, afirma Eduardo Borges de Assis, Presidente da Associação de Criadores da Raça Simental-Fleckvieh.

A Fazenda Santa Terezinha conquistou os grandes prêmios da raça, de grande campeão e reservado e de grande campeã e reservada também.

FOTO – Prêmio do concurso leiteiro da raça holandesa vai para produtor da serra – Foto: Divulgação/Gadolando

Os julgamentos da raça holandesa seguem no Parque de Exposições durante todo o dia de hoje (09). Entre os bovinos de leite, é a que tem maior número de animais na feira, com 140 animais inscritos.

Entre os resultados já conhecidos, o do vencedor do concurso Leiteiro da raça holandesa, organizado pela Associação de Criadores de Gado Holandês (Gadolando). Neste ano, o produtor de leite Evandro Cichelero de Carlos Barbosa, conquistou dois prêmios. Na categoria Jovem, com a vaca Granja Cichelero 546 Finder, com uma produção de 69,66 litros de leite; e na Adulta, com a vaca Carlos Barbosa Cichelero 383 José, que alcançou a marca de 83,68 litros de leite.

Para ver todos os grandes campeões da 44ª Expointer, acesse aqui: https://expointer.rs.gov.br/relatorios-da-expointer

TEXTO: Maria Alice Lussani/Ascom SEAPDR

Imagens – ver créditos ao longo do texto

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies