Frustrações no trabalho: como lidar com a decepção profissional?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Situações de frustração são bastante comuns no local de trabalho, ainda mais quando consideramos o quanto os ambientes de trabalho são complexos, assim como as pessoas com quem trabalhamos.

São inúmeros cenários que podem causar estresse no trabalho, como quando trabalhamos arduamente em algo e não dá certo, quando sentimos que não nos é dado o devido valor e várias outras situações. Ainda pode acontecer de nem percebermos, de início, o que causou o gatilho emocional.

Nessas circunstâncias pode ser especialmente mais difícil controlarmos nossas emoções, visto que não podemos lidar com a frustração profissional como lidamos com os demais sentimentos do nosso dia a dia.

Para entender como lidar com a frustração no local de trabalho, é preciso, antes de tudo, ser capaz de identificá-la.

Entendendo a frustração

Assim como as frustrações do nosso dia a dia, a frustração no local de trabalho muitas vezes não desaparece por si mesma e pode piorar se deixada sozinha.

Na psicologia, a frustração é entendida como uma resposta emocional relacionada à raiva, à decepção ou ao aborrecimento, geralmente ligada a quando a pessoa é impedida, de alguma forma, seja por fatores externos ou internos, de alcançar um objetivo desejado.

De acordo com Sirlene Ferreira, psicóloga clínica com especialização em gestão de pessoas, os aspectos negativos da frustração estão ligados à dificuldade em aceitar o sentimento, o que pode reverberar de maneira negativa para algumas pessoas e até mesmo causar alguns transtornos emocionais.

Contudo, a frustração, ao contrário do que muitos imaginam, não tem apenas aspectos negativos nas nossas vidas, como explica Sirlene Ferreira: “A frustração de maneira positiva dá limites ao indivíduo e também o desafia para novos voos”.

Como lidar com a frustração profissional?

Para Agnes Carrasco, psicóloga e especialista em psicologia clínica, é importante lidar com o sentimento de frustração rapidamente, pois ele pode facilmente levar a emoções negativas e intensas, como a raiva.

Veja formas de lidar com o sentimento de frustração no ambiente de trabalho e como manter a calma:

  • Pare e avalie: é normal sentir antes de pensar, porém, avaliar uma situação antes de reagir imediatamente pode ser valioso. Dar a si um breve momento para pensar sobre a sua reação poderá lhe dar muito mais controle sobre tomar a decisão certa
  • Dê um nome ao sentimento: pode ser difícil entendermos o que estamos sentindo – quem dirá dar um nome ao sentimento. Contudo, saber como descrever um sentimento pode trazer mais clareza e ajudar no processo de entendimento
  • Experimente exercícios de respiração profunda: a frustração pode nos levar a sentimentos de nervosismo e ansiedade. Trabalhar a respiração ajuda a manter a frequência cardíaca e a controlar a ansiedade
  • Reflita sobre a situação como se fosse alguém de fora: tente enxergar a situação através de uma perspectiva diferente, como um observador externo. Esse exercício pode ajudar a identificar alternativas para a situação que criou a chateação.

De acordo com Sirlene Ferreira, outra forma de lidar com a frustração no trabalho é procurar ter clareza sobre seus objetivos profissionais, buscar manter um diálogo verdadeiro com a sua equipe e líderes e entender a possibilidade do ‘não’ sempre existir.

Conversar com algum profissional também pode ser uma ótima ferramenta de autoconhecimento e uma alternativa para ajudar a entender o que você está sentindo e compreender mais profundamente as situações que despertam esse sentimento.

Fonte: https://www.minhavida.com.br/

Escrito por Thaynara Moreira

Redação Minha Vida

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies