Faxina otimizada: como limpar a casa sem se cansar ou gastar muito tempo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Dicas para te ajudar a acelerar a limpeza da casa e manter tudo em ordem

A palavra faxina pode parecer assustadora, ainda mais se você pensar em perder um dia todo organizando seu lar. Apesar disso, já é possível manter tudo em ordem sem perder muito tempo. Significa investir em tecnologias de ponta, como aspirar a casa com o aspirador robô? Também, mas há outras maneiras!

Para ajudar você que busca uma limpeza otimizada sem ficar cansado depois da faxina, confira dicas para deixar os cômodos livres da sujeira.

Comece pela ordem certa

Já pensou terminar de limpar um cômodo e aparecer alguém com os sapatos sujos e estragar todo o seu trabalho? Para evitar esse problema, comece sempre pela área externa da casa. Varra bem a calçada e higienize os tapetes.

Cumprida a primeira etapa, comece a limpar a parte interna da casa, do cômodo mais distante para o mais próximo da porta. Dentro de cada ambiente, primeiro é feita a limpeza do teto e paredes, em seguida dos móveis e, por último, do piso.

Defina o que é prioridade

Definir prioridades significa dividir a limpeza da casa em diária, semanal, quinzenal e mensal. Por exemplo, as janelas não precisam ser lavadas todos os dias, mas a louça sim. A ideia é diminuir o trabalho na faxina pesada, quinzenal ou mensal.

Na organização diária a ideia é evitar a bagunça, então, são dicas simples, como arrumar a cama ao levantar, não deixar roupas usadas largadas em uma cadeira e limpar a louça usada. Varrer ou passar o aspirador também deve ser feito todos os dias, ou, no mínimo, dia sim, dia não.

Organize primeiro, aspire depois

O aspirador robô ainda desvia de objetos, porém, ao usá-lo sem organizar o cômodo, você corre o risco de aspirar algo que deveria estar guardado. Com o eletrodoméstico tradicional, terá que parar várias vezes para juntar o que está no chão.

Para otimizar o processo, primeiro junte tudo. A limpeza é pesada? Erga móveis, como cadeiras e mesas de cabeceira. Feito isso, passe o aspirador tranquilamente. Você vai perceber uma economia de tempo.

Use os produtos de limpeza certos

Existem produtos de limpeza específicos para cada cômodo e tipo de piso. Antes de dar início a faxina, dê uma lida nos rótulos e guarde juntos os itens com a mesma função ou que podem ser usados no mesmo local. É indicado investir também nas misturinhas caseiras, como o vinagre com bicarbonato de sódio, ótimo aliado contra manchas difíceis de remover.

Vale comentar que manter os produtos organizados acelera a faxina, pois você sabe exatamente onde encontrá-los. Use baldes ou separadores para conseguir este resultado.

Adote a regra “usou, limpou, guardou”

Faxina otimizada combina com casa sempre em ordem. Você já definiu o que é prioridade de higienização diária? Aproveite para adotar a regra do “usou, limpou, guardou”. Isso evita o acúmulo de sujeira em diferentes cômodos da casa, principalmente no caso da louça.

Para roupas e sapatos a regra é parecida, mas seria um “usou e guardou”, ou um “usou e colocou para lavar”. Por que adotar a dica? Para evitar aquela pilha de louça suja ou um monte de roupas espalhadas pela casa no dia da faxina pesada.

Diminua a entrada de sujeira

A presença de poeira e até de micro-organismos dentro do lar pode ser resolvida facilmente com um tapete ou capacho na entrada. Adote o hábito de sempre limpar os calçados antes de entrar; vale até manter por perto um pano umedecido em solução sanitizante, logo ao lado do tapete.

Além disso, pode ser prático adotar outra técnica: a de tirar os sapatos ao chegar em casa. Deixe-o em local arejado e mantenha um chinelo ou pantufa por perto, usado apenas enquanto você está no conforto do seu lar.

Percebe como é possível otimizar a faxina e tornar o momento mais prático? Siga as dicas e observe a diferença.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies