Como é o dia a dia e carreira de um médico veterinário?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

A rotina do profissional depende da área de atuação e conta com diferentes situações.

O médico veterinário é o profissional responsável por cuidar da saúde dos bichos. Ele pode atuar em fazendas com animais de grande porte, como cavalos e bois, em zoológicos com animais silvestres e em uma clínica veterinária, se especializando em pets.

Especialidades do médico veterinário

Você já parou para pensar em como é o dia a dia deste profissional? Para facilitar o entendimento, separamos as explicações entre as três formas de atuação citadas acima.

Veterinário de animais de grande porte

O profissional atende equinos e ruminantes, aplicando vacinas, cuidando do tratamento em geral e orientando sobre a alimentação e reprodução dos animais. Pode ser contratado para atuar diretamente em uma fazenda ou haras. Além disso, tem a opção de trabalhar em clínica própria, com especialidade em animais de grande porte.

Veterinário de animais silvestres

Este médico veterinário trabalha com animais como aves, répteis, roedores e coelhos. Tem sua própria clínica — dedicada apenas aos bichinhos silvestres — ou trabalha em um zoológico. É responsável por verificar a saúde de cada animal, aplicar vacinas, cuidar da alimentação e orientar sobre corte de asas e outras precauções a serem tomadas.

Veterinário de animais domésticos

O mais conhecido de todos é o veterinário que atende animais domésticos: cães e gatos, os pets mais comuns nas residências. Atua diretamente em seu consultório e pode fazer visitas em casa. Seu trabalho consiste em consultas simples (de rotina) até cirurgias, dicas de ração/alimentação natural e aplicação de vacinas.

Veterinário com foco em tratamentos holísticos

A área mais recente da veterinária é o tratamento complementar ou holístico. Aqui o profissional se especializa e traz um atendimento individualizado, com foco em trabalhar o comportamento ou auxiliar no tratamento de doenças físicas. Reiki, acupuntura, moxabustão e terapia neural são alguns exemplos.

Veterinário com foco na indústria animal

Nesta área o profissional não tem tanto contato com os bichos, mas irá trabalhar para oferecer produtos de qualidade e dentro das especificações necessárias. Não foca em uma única espécie, mas em várias, inclusive os animais silvestres e de grande porte.

Perfil do profissional

Amor aos bichinhos é muito importante ao escolher atuar nesta carreira, mas só isso não basta. É preciso estar preparado para lidar com diferentes situações e tomar a decisão que vá beneficiar o animal a ser tratado. Assim como acontece com os médicos de seres humanos, é possível lidar com casos mais difíceis e enfrentar o falecimento de alguns pacientes.

Dia a dia do veterinário

Não importa qual seja a área de especialidade. Todos os dias o veterinário irá receber em seu consultório (ou visitar) um paciente diferente. Poderá ser um caso simples, como atualização das vacinas ou consulta de rotina de um filhote, mas talvez seja algo mais complexo.

Um animal atropelado precisando de cirurgia, outro que engoliu algo que não deveria ou está em trabalho de parto: estes são alguns exemplos do que se vê na emergência veterinária. Inclusive, além do horário normal de serviço (entre 8h e 18h) podem acontecer atendimentos extras e plantões noturnos.

Quando o pet, animal silvestre ou de grande porte chega até o veterinário, o primeiro passo é fazer o diagnóstico. Para isso, são feitas algumas perguntas ao tutor/proprietário e exames mais simples, como toque, ouvir o coração e a respiração, além de medir a temperatura corporal.

A rotina nunca é repetitiva

É difícil definir exatamente como é a rotina do profissional, até porque tudo depende de seu local de trabalho. Em geral, lida com as situações citadas no tópico anterior, mas nem sempre seu dia a dia é igual.

No caso de veterinários que optam por atuar na indústria, pode acontecer uma rotina mais fixa, inclusive por terem mais contato com os seres humanos, para entrega de análises e observações sobre os produtos do mercado animal.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies