Aportes mensais em investimentos: como alocar o seu dinheiro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Entenda as vantagens de ampliar os seus investimentos com aportes mensais.

Quem está começando a investir precisa de um bom planejamento financeiro. E um bom plano de investimento passa pela realização de aportes mensais em seus ativos. Para atingir os objetivos financeiros, é importante pensar em curto, médio e longo prazo, além de traçar uma estratégia para potencializar a rentabilidade do seu dinheiro.

Aplicando o seu dinheiro em investimentos de renda fixa e variável, você verá o seu dinheiro render, mas se o investimento for feito com frequência mensal, a rentabilidade será maior do que com a realização de investimentos esporádicos. Aqui vamos explicar como realizar aportes mensais em seus investimentos.

O que são aportes mensais?

Aportes mensais são aplicações financeiras feitas mensalmente nos seus investimentos. Ao investir em um ativo, nenhum investidor é obrigado a realizar aportes durante o tempo entre a compra e o vencimento do título. Porém, caso o ele realize aportes frequentes, o investimento terá maior rendimento no período.

Quais os investimentos que permitem a realização de aportes mensais?

Não são todos os investimentos que permitem aportes mensais. A maioria deles são ativos de renda fixa. Confira as opções:

Poupança

A poupança ainda é o investimento preferido dos brasileiros e uma de suas principais vantagens são os aportes mensais. É possível realizar aportes na poupança a qualquer momento: uma vez por mês, semana ou até por dia.

Tesouro Direto

Os títulos públicos do Tesouro Direto também permitem a realização de aportes mensais. É importante frisar que a cada aporte será realizada a compra de um novo título e, com isso, cada ativo terá sua própria liquidez, vencimento e rentabilidade, então cheque essas informações antes de investir.

CDBs, LCIs e LCAs

Os ativos de renda fixa privados, como o CDB (Certificado de Depósito Bancário), o LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e o LCI (Letra de Crédito Imobiliário), também permitem a realização de aportes mensais.

Fundos de Investimento

Os fundos de investimentos também permitem os aportes mensais. É possível realizá-los sem data de vencimento e com o diferencial de ter um capital investido por gestores especializados.

Ações

Sim, é possível realizar aportes mensais em ações. Esse investimento é focado no longo prazo, então é possível realizar a compra de uma cota de ações mensais de diversas empresas, potencializando os possíveis rendimentos futuros.

Quais as principais vantagens de fazer aportes mensais nos investimentos?

Existem diversas vantagens de realizar aportes frequentes nos seus investimentos. Apesar de não ser algo obrigatório, aplicar dinheiro com frequência para engordar o capital dos títulos traz diversos benefícios. Confira as principais vantagens:

Faz o seu dinheiro trabalhar para você

A maior vantagem dos aportes mensais é fazer o seu dinheiro trabalhar para você. Quanto mais dinheiro investido em um ativo, maior tende a ser a sua rentabilidade. Essa é uma forma de facilitar a conquista dos seus objetivos financeiros.

O rendimento diário dos juros é algo que potencializa a rentabilidade das aplicações. Com o dinheiro aplicado, os juros não são atualizados mensalmente sobre as aplicações e, sim, os juros já produzidos, o que chamamos de juros compostos.

Diversificação da carteira de investimentos

As pessoas têm diferentes objetivos financeiros. Um investidor pode montar um planejamento focado na compra de diversos ativos para realizar objetivos como reserva de emergência, aposentadoria complementar, reforma da casa, entre outros.

Os aportes mensais ajudam a diversificar o seu dinheiro aplicado em diferentes ativos. Isso ajuda o investidor a ficar mais próximo de seus objetivos e, claro, criar disciplina para realizar os aportes mensais e acompanhar a rentabilidade de cada aplicação.

Como podemos perceber, os aportes mensais facilitam a vida dos investidores. Essa é uma forma simples de se disciplinar para conquistar os objetivos financeiros. Também é uma boa maneira de ampliar o conhecimento sobre os ativos disponíveis no mercado.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies