Como saber se meu gato está feliz?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Conheça alguns comportamentos para avaliar e saber como está o bem-estar do seu pet

Todo amante de pets se preocupa com a felicidade do seu bichano, não é mesmo? Mas nem sempre é fácil perceber se eles estão felizes ou não, pois infelizmente eles não podem falar. Por isso é importante ficar de olho em alguns sinais que eles emitem em situações de felicidade, dor ou medo.

Mas não se preocupe: se perceber algum sinal de que o gato não está feliz, você pode resolver isso de diversas maneiras, como com algum acessório para gato, brinquedo ou petisco diferente. Em casos mais graves, lembre-se de visitar um médico veterinário.

Confira alguns dos principais comportamentos e sinais que os gatos nos mostram no dia a dia e que podem dizer se ele está feliz.

Ouça o ronronar

Você já percebeu o som parecido com o de um motor que os gatos emitem em algumas situações? Este é o ronrom. Ele é o resultado de um movimento da musculatura da laringe dos gatos, onde estão localizadas as cordas vocais.

Geralmente os gatos ronronam quando eles estão confortáveis e felizes com a nossa presença. Então aproveite o momento para demonstrar o quanto você também o ama, com muito carinho.

Amassando pãozinho

Já viu um gato fazendo movimentos repetitivos com as patas como se estivesse afofando alguma superfície? Normalmente eles fazem isso em lugares que gostam de passar o tempo, como camas e sofás. Por isso a expressão “amassar pão”.

Esse comportamento vem desde a sua nascença, quando os gatos fazem um movimento parecido na barriga da mãe para ajudar na extração do leite.

Este movimento também é utilizado para marcar território, soltando feromônios específicos em seus locais favoritos.

Banho em dia

Os gatos são animais super asseados e estão sempre se lambendo. Por isso, ao contrário do que muita gente pensa, eles quase não precisam de banhos, a não ser em situações específicas.

Caso você perceba que seu gato está com o pelo sujo, com aspecto de oleosidade, vale prestar uma atenção especial nesse seu comportamento. Isso pode ser o sinal de algum incômodo ou dor, que deixa o animal mais isolado e sem tomar seu tão amado banho.

O corpo fala

Outra maneira de perceber se o seu gato está feliz é prestar atenção na sua postura. Gatos que se sentem confortáveis com o ambiente, com humanos ou com outros animais podem se deitar com a barriga para cima, uma posição de confiança ao deixar uma parte frágil do seu corpo à vista de todos.

A posição do rabo também é muito importante. Gatos felizes costumam manter seus rabos erguidos e com a ponta levemente enrolada, já gatos que se sentem acuados, com medo ou dor, deixam seus rabos contraídos para baixo entre as pernas. Se você perceber isso, investigue a causa e, se necessário, procure um médico veterinário de confiança.

O olhar do gato, assim como o dos seres humanos, também diz muita coisa. Se você perceber seus olhos semicerrados e com piscadinhas lentas, é um sinal de que ele não sente nenhuma ameaça no ambiente e está super à vontade. Você pode até retribuir essas piscadinhas de volta para ele. Ele vai entender!

Sai, preguiça

Gatos são conhecidos por serem bem dorminhocos e isso até é verdade. Eles podem dormir cerca de até 15 horas por dia! Mas se o seu gato dorme mais que isso e enquanto está acordado não demonstra estar ativo, mesmo  com estímulos, é bom ficar de olho. Algumas doenças podem deixar os gatos mais quietinhos e requerem cuidados especiais.

Gatos são metódicos

Os felinos gostam de manter a sua rotina e, se você prestar atenção, vai encontrar vários comportamentos únicos em cada um de seus bichanos. Por isso, ao perceber algo diferente, como o gato mais animado da casa passando muito tempo parado em um único canto ou sem comer, fique de olho!

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies