Descanso muscular: intervalo entre treinos é essencial

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Separar um tempo de descanso deve fazer parte da sua rotina

Se a prática de atividade física é essencial para uma vida saudável, da mesma forma o descanso muscular é necessário para uma boa recuperação pós-treino. Pode parecer controverso, mas a verdade é que separar um tempo de descanso deve fazer parte da sua rotina e contribui, inclusive, para a evolução do seu condicionamento físico.

As autoridades de saúde orientam a população a se manter ativa e praticar exercícios regularmente. Mas há aqueles que acabam treinando além da conta, seja porque estão se preparando para uma competição ou apenas se sentindo motivados. É importante dizer que quantidade não significa qualidade. Os dias de descanso são tão importantes quanto os exercícios para alcançar os seus objetivos.

Um dos maiores erros cometidos por quem está começando a rotina de treinos é não se preocupar com a recuperação. Fazer pausas regulares permite que o seu corpo se recomponha devidamente. É uma parte importante do progresso, independentemente do seu nível de condicionamento físico ou da atividade física que pratica. Caso contrário, pular os dias de descanso pode levar a um esgotamento físico.

Ao contrário da crença popular, um dia de descanso não é sinônimo de preguiça. É durante esse período que ocorrem os efeitos benéficos do exercício – especificamente, o descanso é essencial para o crescimento muscular. O exercício cria rupturas microscópicas no tecido muscular, mas, durante o repouso, células chamadas fibroblastos conseguem repará-lo. Isso ajuda o tecido a se curar e a crescer, resultando em músculos mais fortes.

Além disso, os músculos armazenam carboidratos na forma de glicogênio. Durante o treino, seu corpo decompõe o glicogênio para fornecer energia, e o descanso dá ao seu corpo tempo para repor essas reservas de energia antes do próximo treino.

Em dias de descanso, seu corpo geralmente precisa de menos calorias, já que você não vai gastar tanta energia. Mas é importante consumir proteína suficiente, uma vez que a ingestão adequada desse nutriente auxilia no reparo muscular, que ocorre durante o repouso. Para isso, você pode fazer uso de whey protein, por exemplo.

Se você é iniciante no mundo dos exercícios, o ideal é conversar com um profissional, que poderá determinar o melhor treino para o seu nível de condicionamento físico. Ele também poderá ajudá-lo a aumentar a intensidade e a duração do exercício de maneira segura. Mais importante ainda, ele é capaz de explicar como incorporar dias de descanso com base em sua rotina personalizada.

(crédito: divulgação istock)

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies