Hygge decor: conheça a tendência que incorpora o modo de vida dinamarquês na decoração

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Veja algumas maneiras fáceis de levar estilo para sua casa

O termo hygge (pronuncia-se “huga”) é um conceito dinamarquês que tem como intuito criar um estado de bem-estar, contentamento e sociabilidade. E, como a nossa casa é uma extensão pessoal de nós mesmos, o hygge foi introduzido na decoração para adicionar essa identidade.

A hygge decor remete a uma sensação de intimidade e aconchego, encontrar alegria e conforto no espaço da sua casa e tornar o ambiente envolvente e convidativo para você e para os queridos amigos que por ali passam.

E, se o ano passado nos ensinou alguma coisa, é que ter um espaço doméstico que você adora é muito importante para levar uma vida mais prazerosa. Veja algumas maneiras de trazer um pouco de hygge para a sua casa.

Invista em iluminação 

Use lâmpadas suaves ou abajures mais escuros para se livrar da luz forte. Abuse de aberturas, ambientes com janelas amplas, cortinas fluidas e transparentes, que ajudem a refletir a luz e a tornar os lugares mais iluminados. A ideia é criar um espaço que tenha uma aparência e toque mais suave, calmo e relaxante. Outro recurso que pode ser utilizado são as velas, pois o brilho delas cria a atmosfera perfeita, levantando o ânimo e lançando uma luz quente em uma noite. A versão perfumada é ainda um bônus para estimular os sentidos.

Use cores neutras e quentes

O esquema geral de cores tem um grande efeito na sensação de aconchego em uma casa. A paleta de cores ideal para este estilo é composta por tons neutros e claros. Caso seja necessário o uso de cores mais vibrantes, o mais indicado é escolher apenas uma delas e colocá-la em detalhes específicos, sem exageros.

Crie camadas texturizadas

Sensações táteis são primordiais na hygge decor. Adicione uma variedade de texturas para maximizar a sensação reconfortante do ambiente – tecidos naturais e texturas macias são os mais indicados, como peças de pelúcia e estampas étnicas.

Incorpore elementos naturais

Um elemento-chave da hygge decor é o abraço da natureza. Piso laminado de madeira, móveis e até brinquedos neste material nos ajudam a nos sentir mais próximos da natureza. O mesmo serve para a inclusão de plantas dentro de casa, que deixará o ambiente mais claro e permitirá que você respire um ar muito mais fresco e limpo.

Traga os livros

Coloque uma estante ou um nicho de livros. Os livros convidam você a se sentar e se acalmar por um tempo, e exigem que você esteja presente para desaparecer em suas páginas. Essa ideia de presença confortável é fundamental para abraçar a hygge em sua casa e em sua vida.

Decore com memórias

Os dinamarqueses acreditam que os objetos domésticos devem ser mais do que apenas coisas. Eles devem ter um valor emocional ou contar uma história. Uma boa opção é colocar uma exibição simples, mas sentimental, de fotos de família ou objetos de viagem, como cartões-postais antigos pendurados nas paredes da casa.

Mantenha a simplicidade

Sobretudo, se cerque apenas das coisas que realmente utiliza e te fazem feliz. Hygge não se trata de extravagância, mas de sentir prazer com a simplicidade do ambiente ao seu redor. Use seu espaço para viver em vez de armazenar coisas.

(crédito: divulgação istock)

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies