Dados do CAGED revelam que comércio voltou a contratar em Livramento

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Apesar da redução em comparação com dados revelados no mês de julho, setor ainda lidera o número de contratações e demonstra a confiança dos empresários do ramo na retomada da economia

Com a flexibilização das atividades, a necessidade de fomento à economia impulsionada pela distribuição ativa do auxílio emergencial, a maior circulação de pessoas já reflete números positivos também no mercado de trabalho. Apesar de ainda demonstrarem uma distância relativa em relação ao período pré pandemia, o número de contratações em Livramento já tem saldo positivo. Os dados são do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados que tabula mês a mês o número de admissões e demissões em todos os setores.

Segundo o último balanço, com dados de agosto, o último a constar no sistema, a cidade contabiliza um saldo positivo mesmo com números menores em relação ao mesmo período no mês de julho quando 409 pessoas ingressaram no mercado de trabalho enquanto outras 289 foram demitidas deixando um saldo de 120 postos. Agosto, apesar de ainda ter revelado alta, o número de contratações foi menor com 329 admissões. Também no mês de agosto, foram 280 demissões registradas, um número próximo ao divulgado no mês de julho mas alto em relação ao número de contratações, o que explica o saldo de 49 postos mantidos ou o equivalente a 0,38%.

Do saldo positivo de 49 pessoas, 39 são mulheres, 13 são homens sendo a maioria com ensino médio completo e com idades entre 40 e 49 anos de idade, o que demonstra a preferência dos contratantes pela mão de obra já pronta e apta a dar respostas mais rápidas às exigências do período de recuperação.

Os mais jovens, com idades entre 18 e 29 anos, ocupam as posições seguintes em Sant´Ana do Livramento quando o assunto é acesso e, ou permanência no mercado de trabalho. O maior número de vagas criadas na cidade foi no comércio que gerou 179 postos de trabalho, ao mesmo tempo em que demitiu 123 pessoas deixando um saldo de 56 ainda empregadas. Números que ajudam a empurrar o balanço total para cima e indicam a confiança dos empresários do setor.

Novas vagas

De acordo com o coordenador do Agência do FGTAS-Sine em Sant´Ana do Livramento, André Curbetti, há novas vagas disponíveis na unidade que não conseguem ser preenchidas pela falta de mão de obra qualificada. “Teve sim um aumento de vagas e de procura, porém, temos algumas aqui na agência que temos dificuldade para preencher por que requerem experiência. Posso citar chapista de automóveis, costureira de máquina industrial, desenhista, projetista na área de arquitetura, mecânico de automóveis, projetista de móveis, etc, são vagas que encontrarmos dificuldades para completar. Ainda assim, as vagas aumentaram. Tivemos essa diferença significativa e agora teremos as chamadas vagas temporárias para a poda da maçã que duram de 30 a 45 dias com possibilidade de alocar até 80 trabalhadores”, afirmou o coordenador que diz que a agência segue trabalhando normalmente.

Fonte: https://somoslincecomunicacao.com.br/

Foto: Cleizer Maciel/Lince Comunicação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies