O que é e como funciona o ar condicionado split?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Entenda o que é e como funciona o ar-condicionado split e como ele pode ser vantajoso para você e sua família!

O ar condicionado é um aparelho considerado essencial nas casas de diversas pessoas, principalmente quando se reside em regiões extremamente quentes do país. Aparelho de ar-condicionado split, por exemplo, é considerado um dos mais baratos do mercado, sendo possível ter em casa.

Antigamente ele era considerado um aparelho extremamente supérfluo e que só pessoas com determinada condição financeira poderiam ter. Com as mudanças e criações de novas tecnologias, isso passou a ser cada vez mais acessível.

Neste conteúdo, vamos falar sobre um dos modelos que existem no mercado que mostra como o ar-condicionado está se tornando cada vez mais comuns nas casas brasileiras, o modelo split.

Acompanhe o conteúdo para saber mais!

O que é o ar-condicionado split?

O ar-condicionado split é o modelo ideal para quem deseja climatizar mais de um cômodo ao mesmo tempo, combinando praticidade e custo-benefício. De fato, esse é um modelo que se encaixa perfeitamente tanto em escritórios quanto em residências.

De fato, esse é considerado como um sistema de ar-condicionado mais silencioso e isso é possível por conta do condensador ficar instalado ao ar livre. Assim, apenas a parte da evaporadora é colocada na parte que será climatizada.

Os aparelhos de ar-condicionado split são confortáveis por sua alta eficiência na parte de refrigeração, perfis finos de espaço e trabalho silencioso. Por conta disso, são indicados como aparelhos discretos e fáceis de serem instalados.

Como funciona esse modelo de ar-condicionado?

Antes de explicar o seu funcionamento, é bom que entenda sobre algumas coisas em relação ao ar-condicionado split. A condensadora é a parte externa, que visa modificar a temperatura do ar, e a evaporadora é a parte que fica dentro da casa, liberando o ar refrigerado para o ambiente e o compressor sendo interligados nas tubulações. Esse conjunto é chamado de circuito frigorígeno.

A função principal do compressor neste circuito é comprimir o fluido que precisa estar em fase gasosa. O fluido quente é pressurizado e passa pela serpentina e começa a calor para o ambiente de alguma forma de gasoso para líquido, já que ele está sendo resfriado.

Ainda sob a alta pressão, esse fluido vai para o dispositivo de expansão, continuando em sua forma pulverizada com baixa pressão. Após isso, ele entra no pulverizador onde ficam as serpentinas com tubulações de cobre e aletas.

Com isso, o fluido baixa com a pressão da temperatura e já pode absorver o calor do ambiente, transformando esse calor em vapor — que será novamente encaminhado ao compressor. Assim se inicia todo o ciclo.

Portanto, é basicamente dessa forma que o ar-condicionado split funciona. Nós costumamos ver esse modelo de ar-condicionado em grandes escritórios, mas diversas pessoas estão optando por colocá-los em casa também, por conta da praticidade, silêncio e outras vantagens desse modelo.

Benefícios do ar-condicionado em casa

Optar pelo ar-condicionado em casa é sempre uma boa escolha, para ficar mais claro isso, vamos falar de alguns benefícios que ele pode trazer para a sua família.

Ele é um maravilhoso purificador de ar. Com a sua tecnologia cada vez mais moderna, o ar condicionado é considerado um dos melhores aparelhos para manter o ar da casa sempre purificado.

Alguns modelos, por exemplo, já vêm equipados de fábrica com o HEPA e carvão ativado. Ou seja, ao mesmo tempo em que o sistema deixa o ambiente climatizado, ele ajuda a manter o ar limpo por mais tempo.

Outro ponto importante é que os aparelhos de ar condicionado são equipamentos que ajudam a prevenir o aparecimento de mofo, em um país litorâneo como o Brasil, essa é considerada uma grande vantagem.

Seja pelo excesso de chuvas ou em decorrência da presença de rios e mares perto da residência, aquele ar úmido é o melhor amigo do mofo. Com o ar-condicionado não precisa se preocupar com isso, pois para um bom funcionamento do aparelho, as janelas e portas precisam estar fechadas. Dessa forma, nem o odor e nem o mofo encontram um bom ambiente para se dissolver. Ter um ar-condicionado em casa pode ser bastante vantajoso, seja para a saúde de sua família ou em relação ao custo-benefício do aparelho.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies