O que é a NR 10?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Conheça o significado da NR 10, que define requisitos e condições mínimas para a implantação de medidas de controle e sistemas preventivos.

E fique atento: em 2020 a NR 10 entrou em processo de consulta pública (encerrada em 9 de fevereiro) e, portanto, deve sofrer alterações significativas. Isso também se aplica aos apêndices do Treinamento de NR 10.

As contribuições feitas durante a audiência pública são analisadas pela Secretaria do Trabalho, a quem cabe preparar a proposta de texto para apresentação ao grupo tripartite.

O grupo consiste em representantes do governo, empregadores e empregados para discussão e aprovação. Feito isso, a proposta de texto final será enviada para discussão na Comissão Mista Tripartite Permanente (CTPP).

A NR 10

A NR 10 é a norma regulamentadora emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil que visa garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que trabalham com instalações e com os serviços com energia elétrica. A primeira publicação da norma foi em junho de 1978, o aprimoramento sempre a melhor qualificação dos trabalhadores por meio desta norma, as atualizações foram feitas posteriormente, em 1983, 2004, 2016 e 2019. Foi criada com o objetivo de garantir a segurança de profissionais que trabalham direta ou indiretamente com energia elétrica.

NR 10, Legislação que dispõe sobre “Segurança em sistemas e serviços elétricos”, estabelece os requisitos e condições mínimas, a fim de implementar medidas de controle e sistemas de prevenção, a fim de garantir sempre a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem com a eletricidade em sistemas e serviços elétricos.

NR 10 é responsável por zelar pela saúde e segurança dos trabalhadores que estão envolvidos de todas as formas na execução desse tipo de atividade.

No Brasil, desde a década de 1960, a discussão sobre os graves riscos que afetam os trabalhadores dos setores de instalação elétrica e prestação de serviços passou a ser objeto de discussão.

Em 1978, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou o número 10. No entanto, o alto índice de acidentes na época ocasionou diversas alterações na norma.

Em 2004 conhecemos a “nova NR 10”, modificamos pela última vez, praticamos e usamos até hoje dentro dos Cursos Online.

Quais os principais pontos da NR 10?

Como todas as normas regulatórias, a NR 10 visa garantir sempre a segurança e integridade dos trabalhadores da empresa. A norma busca implementar todas as medidas de controle e prevenção para os profissionais que atuam com sistemas elétricos e serviços na área.

Vamos agora ajudá-lo a entender as principais etapas para aplicar o gerenciamento de segurança nas atividades de construção elétrica:

•         Geração

•         Transmissão

•         Distribuição

•         Consumo

 Essas etapas incluem:

•         Projeto

•         Montagem

•         Operação de manutenção dos sistemas elétricos

•         Obras realizadas no seu entorno

Medidas de controle

Revisar as medidas de controle que influenciam o processo de controle e prevenção como um todo.

Desenergização

É uma série de ações coordenadas, sequenciais e controladas. Somente as instalações elétricas autorizadas a funcionar são consideradas desenergizadas através dos procedimentos apropriados e na seguinte ordem:

•         Desconectar: ​​é o ato de promover uma interrupção elétrica completa conseguida acionando um dispositivo apropriado.

•         Obstrução por reexcitação: É a criação de condições que evitam a reexcitação do circuito ou dispositivo desenergizado. A intenção é dar ao trabalhador o controle do corte.

•         Verificação da ausência de tensão: É a verificação da efetiva ausência de tensão nos condutores do circuito.

•         Instalação de aterramento temporário com equipotencialidade dos condutores do circuito: Quando não houver tensão, os condutores devem ser conectados à haste de aterramento do conjunto de aterramento temporário e deve ser realizada compensação de fase.

•         Proteção dos elementos vivos presentes na área controlada: A área controlada é definida como a área ao redor da parte condutora ativa, separada e acessível, cujas dimensões são determinadas em função do nível de tensão. A abordagem na área controlada só é permitida a especialistas autorizados, conforme previsto no Anexo II da Portaria nº 10.

Aterramento

É a principal medida de segurança adotada em sistemas elétricos e é caracterizada pela conexão do aterramento com as partes metálicas do sistema ou equipamento. Equipamentos como tubos ou carcaças de máquinas que, em condições normais de uso, não estão sujeitos a tensão.

O objetivo geral do aterramento é eliminar, através do solo, correntes perigosas para o homem e os animais, dependendo da capacidade da terra de absorver cargas elétricas. Os objetivos do aterramento do são:

•         Obter a menor resistência de aterramento possível para correntes de falta à terra;

•         Manter os potenciais produzidos pelas correntes de falha dentro dos limites de segurança;

•         Tornar os dispositivos de proteção mais sensíveis e isolar rapidamente as faltas à terra;

•         Fornece um caminho de fluxo para quedas de raios;

•         Descarregue as cargas estáticas geradas nas caixas dos equipamentos;

Funcional

Conexão através de um dos condutores neutros do sistema ou quando o condutor de aterramento é utilizado como condutor de retorno para a corrente normal de operação.

A determinação da seção dos condutores de terra funcionais deve considerar as possíveis correntes de falta que podem circular.

De acordo com a NR 10, quando os dados necessários não estiverem disponíveis, o fabricante do equipamento deve ser consultado.

Proteção

Aterramento de condutores de terra e elementos condutores fora da instalação.

Os condutores de proteção devem ser protegidos contra deterioração mecânica, química e eletroquímica e forças eletrodinâmicas.

As conexões devem ser acessíveis para verificações e testes, exceto aquelas feitas dentro de caixas moldadas ou juntas encapsuladas.

Nenhum dispositivo de controle ou proteção deve ser inserido no condutor de proteção, mas as conexões destacáveis ​​por ferramentas podem ser usadas para fins de teste.

Auto Power Off

O Auto Power Off tem um dispositivo de proteção que desconecta automaticamente a energia do circuito ou equipamento que protege. Isso ocorre sempre que uma falha causa uma corrente maior que o valor determinado e ajustado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies