Ácido lático, o ativo que vai restaurar a sua pele

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Com ação esfoliante, hidratante e até mesmo anti séptica, o composto renova a pele sem agredir e ainda ajuda no combate à acne.

Você provavelmente já ouviu falar do ácido lático, um dos maiores queridinhos da skincare, amplamente utilizado em produtos cosméticos. Ele é um ativo do grupo dos alfa-hidroxiácidos (AHA) encontrado no açúcar do leite, mas que também pode ser obtido de forma 100% vegetal, através da cana-de-açúcar, por exemplo.

Conhecido por sua ação multiuso, com vantagens para o cabelo e pele, ele é um excelente hidratante (umectante) e também possui ação esfoliante, que ajuda a manter a pele jovem e livre de células mortas. Também serve no tratamento de problemas como acne e dermatoses por sua ação anti séptica, que inibe a proliferação de microrganismos patogênicos. 

Quer saber mais sobre os benefícios do ácido lático e como aplicá-los no tratamento para pele? Acompanhe este artigo!

Renovação celular

Sua ação esfoliante ajuda na produção de colágeno e renovação celular através do desprendimento das células mortas, resultando em uma pele mais macia e rejuvenescida. Tudo isso sem agredir, já que a esfoliação é química (sem grânulos). Além disso, não penetra nas camadas mais profundas, sendo ideal para todos os tipos de pele, principalmente as mais sensíveis.

Melhora da acne

Assim como outros tipos de ácido, ele contribui para a diminuição da oleosidade da pele, reduzindo a ocorrência de acne. Em casos mais severos, o ideal é buscar a ajuda de um dermatologista e, possivelmente, remédios mais adequados para o problema. Porém, para casos menos graves, os produtos à base de ácido lático ajudam a diminuir os poros e oferecem uma grande melhora na aparência da pele.

Umectação da pele

Todo mundo sabe da importância de uma boa hidratação para a saúde da pele, seja de dentro para fora, através do consumo de uma boa quantidade de água, ou de fora para dentro, com a utilização de produtos que ajudam a reter água na pele. É o caso dos umectantes, que mantêm a barreira cutânea de forma natural, atraindo moléculas de água para a superfície da camada córnea.

Cabelos alinhados

O ácido lático ajuda a renovar e melhorar a aparência não apenas da pele, mas também dos cabelos. Ele regula o pH dos fios, deixando-os mais alinhados e sem o indesejado frizz. Ele pode ser encontrado até mesmo em alguns tipos de alisamento, sendo uma opção mais segura que o formol.

Inclua o ácido lático no seu skincare

Como aproveitar todos os benefícios dessa fórmula poderosa? Incluindo no seu skincare produtos que tenham o ácido em sua composição, é claro. Para isso, o ideal é estar sempre em contato com um dermatologista que possa te ajudar a identificar o seu tipo de pele e quais as melhores combinações de produtos para ela.

Use filtro solar

De nada adianta investir em bons produtos para manter a pele jovem e hidratada e esquecer de se proteger dos maiores fatores de envelhecimento, que são os raios solares. Para homens e mulheres de qualquer idade, o mais importante é lembrar de sempre aliar o uso do filtro solar a todo e qualquer tratamento da pele.

Sua aplicação deve ser obrigatória, principalmente para quem utiliza produtos com ácido na composição, evitando manchas e potencializando os efeitos positivos dos produtos para a saúde e beleza da pele. Lembre-se de passar várias vezes ao dia, mesmo quando estiver dentro de casa.

Curiosidade

Você sabia que o ácido lático também é produzido no corpo humano? O organismo realiza a quebra do ácido dando origem ao lactato, fonte de energia e principal abastecimento de células e fibras.

Ele é produzido quando o corpo se submete a atividades físicas intensas. Porém, o excesso de ácido lático no organismo provoca dores musculares intensas, mas, segundo estudos, ele não é o responsável por dores prolongadas, já que é eliminado pelo organismo em cerca de 1 a 2 horas após a atividade física.  

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies